sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDEÂngelo (Fausto) Coppi, campeão ciclista italiano, faleceu em Tortona no dia 2 de Janeiro de 1960. Nascera em Castellania, no Piemonte, em 15 de Setembro de 1919. Ele foi um dos raros atletas italianos a ser considerado “campionissimo” (super-campeão).
Coppi começou a sua carreira em 1937, profissionalizando-se em 1939. Durante a guerra foi feito prisioneiro na África do Norte, onde apanhou a malária pela primeira vez.
Em 1942 bateu o recorde mundial da hora (45,871 quilómetros) que se manteve até 1956. Triunfou em quase todas as provas ciclistas de prestígio, nomeadamente na Volta à Itália por cinco vezes e na Volta à França por duas. Foi campeão mundial de perseguição em 1947 e 1949 e de estrada em 1953. É considerado um dos ciclistas mais completos de todos os tempos.
Foi o primeiro ciclista a ganhar no mesmo ano as Voltas a França e a Itália (1949 e 1952). Os seus sucessos eram devidos sobretudo à sua excepcional condição atlética: capacidade pulmonar de 6,5 litros e 44 pulsações cardíacas por minuto quando em repouso.
A sua rivalidade com outro grande ciclista - Gino Bartali “o velho” - entusiasmava toda a Itália, mesmo a nível político. Bartali era sempre o favorito da Democracia Cristã e Coppi o da Esquerda. Eram, porém, bons companheiros chegando a apoiar-se mutuamente, cedendo água um ao outro durante as corridas, o que ficou documentado em várias fotografias.
Em 1959 participou, juntamente com ciclistas franceses, numa corrida em África seguida de uma caçada, onde contraiu de novo a malária, desta vez diagnosticada muito tarde e mal tratada. Morreu no dealbar do ano seguinte.
Ao todo, durante a sua carreira, venceu 122 corridas, envergando 31 vezes a camisola rosa e 19 a camisola amarela.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...