terça-feira, 6 de janeiro de 2009

EFEMÉRIDE John Birks Gillespie, conhecido como Dizzy Gillespie, trompetista, chefe de orquestra, cantor e compositor de jazz norte-americano, faleceu em Englewood no dia 6 de Janeiro de 1993, vítima de doença cancerosa. Nascera em Cheraw, Carolina do Sul, em 21 de Outubro de 1917.
Começou a tocar aos doze anos como autodidacta, conseguindo depois uma bolsa de estudos para o Laurinburg Institute na Carolina do Norte. Abandonou porém os estudos em 1935, para tentar uma carreira profissional em Filadélfia. Não teve muito sucesso a solo, mas fez parte de várias formações, uma delas com Duke Ellington. Rapidamente, no entanto, Gillespie mostraria os seus grandes dotes: rapidez de execução, acrobacias musicais e harmonias originais. O seu estilo muito próprio e o seu talento levaram-no a ter então excelentes contratos.
Foi, juntamente com Charlie Parker, uma das maiores figuras no desenvolvimento do movimento Bebop no jazz moderno, actuando em clubes célebres. Com Miles Davis e Louis Armstrong, ele é considerado um dos três maiores trompetistas da história do jazz. A sua carreira durou 58 anos (1935/1993). Era um instrumentista virtuoso e um improvisador com grandes recursos. A sua forma de cantar e tocar (com as bochechas extremamente inchadas), o seu trompete recurvo e uma personalidade alegre, faziam dele uma pessoa muito especial, dando aspecto humano a uma música que alguns classificavam de “selvagem”.
Nos anos 1940, Gillespie liderou o movimento de música Afro-Cubana, trazendo elementos latinos e africanos para o jazz, e até para a música pop, em particular a salsa. Entre as suas muitas composições destacam-se: “Manteca”, “A Night in Tunísia”, “Birk's Works” e “Con Alma”, que são clássicos do jazz.
Em 1952 deixou os Estados Unidos com destino a França, onde criou uma banda que actuaria nas melhores salas de espectáculos de Paris. Voltou à América no ano seguinte, depois de uma série de concertos e de gravações de grande qualidade.
Em 1956 o Departamento do Estado Americano encarregou-o de divulgar o jazz na Jugoslávia, no Médio-Oriente e na América do Sul. Em 1964 declarou-se candidato às Presidenciais nos Estados Unidos, mas desistiu a favor de Lyndon B. Johnson.
Dizzy Gillespie publicou a sua autobiografia em 1979. Há uma estrela com o seu nome na Calçada da Fama em Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...