sábado, 4 de abril de 2009

EFEMÉRIDE Heath Andrew Ledger, ator australiano, nasceu em Perth no dia 4 de Abril de 1979. Morreu em Nova Iorque, em 22 de Janeiro de 2008.
Ledger estudou na “Guildford Grammar School”, onde se tornou notado pela prática de várias modalidades desportivas. Teve a sua primeira experiência de ator numa peça sobre Peter Pan, aos dez anos de idade.
Depois de vários papéis na televisão durante os anos 1990, iniciou a sua carreira em Hollywood. Foi protagonista de filmes com grande sucesso junto do público e da crítica, como: “10 Things I Hate About You”, “The Patriot”, “O segredo de Brokeback Mountain” e “O Cavaleiro das Trevas”, o segundo filme mais lucrativo (em sala) da história do cinema americano. Pelo desempenho neste último filme recebeu o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator secundário, entregues postumamente. O seu último filme “The Imaginarium of Doctor Parnassus” ficou incompleto em virtude da sua morte.
Em 2005 recebeu o prémio de melhor ator do “Círculo de Críticos de Cinema” das cidades de Nova Iorque e de São Francisco, pelo seu aclamado desempenho no filme “O segredo de Brokeback Mountain”. Neste, Ledger interpreta um cowboy homossexual do estado de Wyoming, Estados Unidos, chamado Ennis Del Mar, que se apaixona pelo sonhador Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhaal. Por esta performance, foi nomeado para os prémios de melhor ator nos Globos de Ouro e no Oscar.
Em 2006 foi convidado para se tornar membro da “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas”. Ledger tinha fortes aspirações em se tornar diretor de cinema. Explorou esse seu lado em alguns videoclipes e numa curta-metragem.
Namorou com várias atrizes, sendo Michele Williams a última. Conhecera-a durante as filmagens de “O segredo de Brokeback Mountain” e com ela teria uma filha em 2005. Este relacionamento terminaria no fim de 2007, devido aos inconciliáveis compromissos de ambos.
Na manhã do dia 22 de Janeiro de 2008, a empregada entrou com a própria chave no apartamento do ator, para o seu trabalho habitual. Por volta das treze horas, foi trocar uma lâmpada no quarto de Ledger e percebeu que ele ainda estava a dormir. Às 14h45, a massagista Diana Wolozin apareceu para uma sessão que estava agendada. Como Diana e a empregada não obtiveram resposta ao bater na porta do quarto de Ledger, a massagista entrou e tentou acordar Ledger que, segundo depoimento feito à polícia, estava extremamente frio. Crendo-o apenas inconsciente telefonou para a emergência médica que a orientou nas técnicas de reanimação. Com a chegada dos paramédicos confirmou-se a morte do ator que tinha apenas 29 anos…
Após duas semanas de investigações, concluiu-se que a causa da morte tinha sido uma intoxicação aguda acidental, causada pelos efeitos combinados de seis medicamentos prescritos regularmente, entre os quais alguns com efeitos analgésicos, antidepressivos e ansiolíticos.
Ledger foi cremado e parte das cinzas dispersas na sua praia australiana favorita.


NB – a título experimental, este texto foi corrigido segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa .

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...