domingo, 26 de abril de 2009

EFEMÉRIDEWilliam "Count" Basie, pianista, organista, compositor e chefe de orquestra de jazz norte-americano, faleceu em Hollywood no dia 26 de Abril de 1984. Nascera em Red Bank, Nova Jersey, em 21 de Agosto de 1904.
Foi autor de temas, como "One O'clock Jump" e "Jumpin' at the Woodside", que foram executados respectivamente por Duke Ellington e Benny Goodman, com as suas orquestras.
Foi chamado de "Count" (Conde em português), considerando a sua importância entre os grandes mestres da época do Swing: Benny Goodman era o Rei, Duke Ellington o Duque, etc..
William Basie recebeu lições de piano da sua mãe quando era ainda muito jovem, embora tivesse primeiro demonstrado interesse pelos instrumentos de precursão. Aprendeu depois órgão com Fats Waller.
Fez parte de várias bandas, actuou em teatros e tocou órgão para acompanhar a exibição de filmes mudos.
Em 1928 o baixista Walter Page convidou-o para fazer parte dos “Blue Devils”, ele aceitou e desde essa época tornou-se conhecido como Count Basie. Fez várias tournées antes de voltar a Kansas City para retomar a sua carreira de organista.
Mais tarde criou um grupo “explosivo” que seria conhecido por “The Count Basie and His Barons of Rhythm”. A popularidade desta banda aumentou dia a dia e foram convidados para fazer a sua primeira gravação em Nova Iorque (1937).
Durante os anos 1940 o grupo foi reconhecido internacionalmente, mesmo quando a guerra lhe provocou problemas financeiros. À excepção dos anos 1950, em que Basie fez algumas tournées com um quinteto, ele continuou a ser chefe de orquestra do grupo até 1970. Introduziu como novidade os “duelos” entre solistas, mormente entre os seus dois saxofonistas que tinham estilos opostos.
No meio dos anos 1970 a sua saúde começou a deteriorar-se, em 1976 foi vítima de uma crise cardíaca e oito anos depois morreu de doença oncológica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...