sexta-feira, 24 de abril de 2009

EFEMÉRIDEHenrique de Borgonha, conde de Portucale desde 1093, morreu em Astorga no dia 24 de Abril de 1112 e está sepultado na Sé de Braga. Nascera no ano 1066.
Conhecido geralmente por Conde D. Henrique, é tratado por D. Henrique I de Portugal por alguns historiadores, que o consideram o primeiro Chefe de Estado Português.
Sendo o filho mais novo, D. Henrique tinha poucas possibilidades de alcançar fortuna e títulos por herança, aderindo por isso à reconquista aos mouros da Península Ibérica. Ajudou o rei Afonso VI de Leão e Castela a conquistar o reino da Galiza, que compreendia aproximadamente a moderna Galiza e o norte de Portugal. Recebeu em casamento, como recompensa pelos seus serviços, a filha ilegítima do monarca, Teresa de Leão.
Alguns anos mais tarde, Afonso VI deu-lhe o Condado Portucalense, território que era até ao momento dependente do reino da Galiza, passando Henrique a prestar-lhe vassalagem directa. O rei de Leão e Castela pretenderia assim limitar o poder do conde Raimundo de Borgonha, casado com Urraca de Leão e Castela, colocando um território seu vassalo a servir de tampão entre a Galiza e os reinos dos mouros.
Henrique teve vários filhos com Teresa, mas só o mais novo sobreviveu à infância: D. Afonso Henriques, que sucedeu ao pai e se tornou no segundo conde de Portucale em 1112.
O jovem D. Afonso Henriques, no entanto, pretendia ser mais do que conde. Em 1128 rebelou-se contra a mãe, que pretendia manter-se no governo do condado e eventualmente reunir-se ao reino de Galiza. Em 1139 Afonso declarou-se independente de Leão e proclamou-se 1.º Rei de Portugal. Foi reconhecido oficialmente por Leão e Castela em 1143 e pelo papado em 1179.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...