sábado, 21 de novembro de 2009

EFEMÉRIDEAlcione Dias Nazareth ou simplesmente Alcione, cantora, instrumentista e compositora brasileira, nasceu em São Luís, no Maranhão, no dia 21 de Novembro de 1947.
Desde pequena, graças ao pai que era polícia e integrava a banda da sua corporação, foi inserida no meio musical maranhense, tendo-se apresentado pela primeira vez em público aos doze anos.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, trabalhando na TV Excelsior. Após ter feito uma tournée por países da América do Sul, morou na Europa durante dois anos. Voltou ao Brasil em 1972 e, três anos depois, ganhou um disco de ouro com o seu primeiro LP, “A voz do samba” (1975).
Identificando-se com o samba, desde cedo se tornou fervorosa simpatizante da “Mangueira”, escola que reunia grandes sambistas no Rio.
O seu primeiro grande sucesso foi “Não deixe o samba morrer”, de Edson e Aluísio.
Em mais de trinta anos de carreira, ganhou dezanove discos de ouro, dois de platina e um duplo de platina. Em dois anos consecutivos, ganhou o “Prémio Tim” na categoria Melhor Cantora de Samba (2004 e 2005).
Alcione mora no Rio de Janeiro. Considerada um dos orgulhos do Maranhão, tem recebido várias homenagens, não apenas na sua terra natal como em diversas partes do Brasil. Citando apenas as mais importantes: foi dado o seu nome a um importante teatro localizado no centro histórico de São Luís, sua terra natal; em 2003 foi inaugurado, também em São Luís, o “Elevado Alcione Nazareth”, um importante viaduto que liga os bairros Ipase e Vila Palmeira; no Rio de Janeiro, em 1994, foi tema de um samba-enredo na escola de samba “Unidos da Ponte”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...