sábado, 28 de novembro de 2009

EFEMÉRIDERichard Nathaniel Wright, escritor e jornalista afro-americano, faleceu em Paris no dia 28 de Novembro de 1960. Nascera em Natchez (Mississípi), em 4 de Setembro de 1908. Foi o primeiro romancista negro a escrever um livro que foi bestseller.
Neto de escravos, Richard Wright passou uma infância difícil em Jackson, no Mississípi, abandonado por um pai alcoólico e criado pela mãe. Em 1925 mudou-se para Memphis e foi nesta época que se sentiu atraído pela Literatura.
Depois de exercer vários pequenos ofícios, partiu em 1927 para Chicago onde, em 1935, começou a colaborar no “Federal Writers' Project”. Em 1938 publicou a recolha de novelas “Uncle Tom's children” que ganhou no ano seguinte o prémio “Guggenheim Fellowship”.
Membro do Partido Comunista dos Estados-Unidos, do qual se afastaria em 1940, a sua obra ficou marcada pelas condições de vida dos Negros na América e pelos perigos do fundamentalismo religioso.
Nos anos 1950, foi uma das vítimas do maccartismo, também conhecido por “Caça às Bruxas”, sendo inscrito numa lista negra. Abandonou então os Estados-Unidos, instalando-se com a família em Paris, onde conheceu Jean-Paul Sartre. Viveu nesta cidade até ao fim da vida, sendo enterrado no célebre cemitério “Père Lachaise”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...