quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EFEMÉRIDE Nadia Elena Comăneci, ginasta romena, ainda hoje tida como um ídolo do desporto mundial, nasceu em Oneşti no dia 12 de Novembro de 1961. É detentora de cinco medalhas de ouro olímpicas (Montreal 1976 e Moscovo 1980) e foi a primeira ginasta a receber uma nota dez - desempenho perfeito – nuns Jogos Olímpicos.
Foi campeã mundial duas vezes (Estrasburgo 1978, na trave, e Ft. Worth 1979, por equipas). Conquistou nove medalhas de ouro em campeonatos europeus (Skien 1975, individual geral, barras assimétricas, trave e saltos), (Praga 1977, individual geral e barras assimétricas) e (Copenhaga 1979, individual geral, saltos e solo).
Começou a praticar desporto com seis anos. Em 1975 obteve reconhecimento internacional, sendo considerada a “Melhor Atleta do Ano” pela United Press International. Foi eleita pelo líder comunista romeno Nicolae Ceauşescu como Heroína do Trabalho Socialista.
Comăneci recebeu igualmente a Ordem Olímpica, a honraria mais importante concedida pelo Comité Olímpico Internacional, em 1984 e em 2004. Ela foi a única desportista a ter recebido esta Ordem por duas vezes e também a mais jovem a recebê-la.
Nadia era conhecida pela sua técnica clara, inovadora e de dificuldade original. Foi também a ginasta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro no campeonato nacional romeno.
Quando acabou a sua carreira de atleta profissional, Comăneci continuou envolvida no desporto, sendo membro de algumas associações e federações, bem como colaboradora de diversas obras filantrópicas, além de colaboradora da revista International Gymnast, da qual se tornou depois editora.
Pelas notas obtidas e vitórias conquistadas, ela é considerada uma das maiores ginastas de sempre. Retirou-se das competições em 1981, aos vinte anos de idade. Contudo, a cerimónia oficial de despedida ocorreu apenas em 1984, em Bucareste, a pedido do Comité Olímpico Internacional.
Saiu entretanto da Roménia, tornando-se cidadã norte-americana em 2001, mantendo porém a nacionalidade romena. Viveu no Canadá, onde se dedicou à promoção de vestuário de ginástica e de equipamentos aeróbicos. Aqui reencontrou o ginasta norte-americano Bart Conner, que conhecera em 1976, e que a convidou para ir viver em Oklahoma. Passaram a viver juntos e, ao voltar à Roménia em 1996, casaram-se numa cerimónia realizada no Palácio Presidencial de Bucareste.
Em 2003 publicou a sua autobiografia intitulada “Carta a uma jovem ginasta”. Administra, juntamente com o marido, uma academia de ginástica e uma empresa de equipamentos desportivos.
Nadia fundou em Bucareste a “Clínica Infantil Nadia Comăneci”, que auxilia médica e socialmente as crianças romenas. Comăneci é ainda cônsul geral honorária da Roménia nos Estados Unidos.
É presidente honorária da Federação de Ginástica Romena e do Comité Olímpico Romeno, e embaixatriz dos desportos da Roménia. É membro da Federação Internacional de Ginástica. Foi comentarista no Mundial de Ginástica Artística de Melbourne em 2005 e nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Um júri composto de quinze membros e presidido por Juan Antonio Samaranch considerou-a a Melhor Atleta Feminina do Século. Teve o seu primeiro e único filho aos 45 anos (2006).

2 comentários:

Fessorynha Malukinha disse...

Olá. ... sabe me dizer como adquirir esse livro em português? Encontrei ebook em inglês.
Bgdaaaaaa

Damaris

Gabriel de Sousa disse...

Que eu saiba, só foi publicado em língua inglesa.
Cumprimentos
Gabriel de Sousa

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...