domingo, 29 de novembro de 2009

EFEMÉRIDENatalie Wood, de seu verdadeiro nome Natalia Nikolaevna Zakharenko, depois mudado para Natasha Nikolaevna Gurdin, actriz norte-americana, morreu perto da Ilha de Santa Catalina, Califórnia, em 29 de Novembro de 1981. Nascera em São Francisco no dia 20 de Julho de 1938.
Os pais eram russos emigrados, que mal falavam inglês e que trocaram o apelido para Gurdin depois da obtenção da cidadania norte-americana.
Foi casada duas vezes com o actor Robert Wagner, de 1957 a 1961 e de 1972 até à sua morte. Esteve casada também com o actor Richard Gregson de 1969 a 1971.
Natalie passou a ter medo de morrer afogada depois de sobreviver a um quase afogamento, durante as filmagens de “The Green Promise”, quando era ainda criança. Tragicamente, o seu maior temor foi a causa da sua morte, em circunstâncias nunca completamente esclarecidas. Natalie, que nunca soubera nadar, após uma violenta discussão com o marido e com o actor Christopher Walken, com quem estava a filmar “Brainstorm” (só estreado em 1983), deixou o iate do marido, numa noite chuvosa, utilizou um pequeno bote de borracha e desapareceu na escuridão da noite. Ela estaria envolvida num romance com o actor e o marido, ocupado com a produção e participação nas séries “As Panteras” e "Casal 20", teria demorado a descobrir o que se passava. Estranhamente, Robert convidou-o a passar um fim-de-semana e feriado com o casal no seu iate "Splendour". Na noite da morte eles consumiram grandes quantidades de álcool. Houve fortes indícios de que Natalie se tenha suicidado.
Em 1943, Natalie participou no seu primeiro filme “Happy Land”, quando tinha apenas quatro anos de idade. Três anos depois, apareceu no segundo filme “Tomorrow Is Forever”. Em 1947 filmou “Milagre na Rua 34”, filme considerado até hoje um clássico “do Natal”. Como actriz ainda infantil, Natalie foi muito activa, entrando em 18 filmes, do final dos anos 1940 ao início dos anos 1950.
Em 1955, com 17 anos, Natalie integrou o elenco de “Fúria de viver” juntamente com James Dean. O seu papel neste filme valeu-lhe a primeira nomeação para o Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e o Globo de Ouro de Revelação, acontecimentos que marcaram o seu desenvolvimento como actriz adulta.
Na segunda metade dos anos 1950 e nos anos 1960 participou em vários filmes, ainda hoje recordados, entre os quais “A corrida do século”, ao lado de Jack Lemmon e Tony Curtis, e “West Side Story”. Em 1966 afastou-se do cinema durante três anos, voltando a filmar só em 1969, mas a um ritmo mais lento, dedicando-se à família. Tinha duas filhas, uma de cada marido.
Ao todo fez 56 filmes para televisão e cinema e foi nomeada três vezes para os Oscars (1955, 1961 e 1963). Em 1979 ganhou o seu segundo Globo de Ouro com “From Here to Eternity”. Morreu aos 43 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...