sábado, 14 de novembro de 2009

EFEMÉRIDEPetula Sally Olwen Clark, cantora, compositora e actriz britânica, nasceu em Epsom (Surrey), na Inglaterra, em 15 de Novembro de 1932.
Ensinada pela mãe, que era soprano, Petula iniciou a sua carreira com a idade de sete anos. Actuou em programas de rádio e teve mesmo o seu próprio show (“Pet’s Parlour”), que consistia numa série de canções patrióticas, imaginadas para dar moral aos militares britânicos que combatiam na Segunda Guerra Mundial. Contava então onze anos.
Após “aliviar” o stress das tropas, ao lado de estrelas como Julie Andrews, iniciou-se no cinema com o filme "A Medal for the General", em 1944. No princípio dos anos 1950, já era uma super-star em todo o Reino Unido e tinha compromissos para actuar em vários filmes.
Em 1954, a canção “The Litlle Shoemaker” foi o seu primeiro grande sucesso, estando entre as vinte mais preferidas pelo público. Em 1960 a canção “Sailor” teve também grande êxito. Em 1961, após vender um milhão de cópias da canção "Romeo", casou-se e mudou-se para França, onde conquistou novos fãs, com canções como “Ya Ya Twist”, “Chariot” e “Monsieur”, que marcaram uma nova fase de seu repertório, mais sofisticado e escorado por vocais cristalinos. Interpretou muitas canções de Boris Vian e Gainsbourg.
Surfando a onda da “invasão” britânica, Petula Clark penetrou no mercado norte-americano em 1964 com “Downtown”, canção vencedora de um Grammy, aliás o primeiro e único a ser alcançado por uma mulher britânica. Muitas das suas canções alcançaram os “Top Ten” nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, brilhou em toda a Europa, alcançando grande sucesso com a canção “This is my Song”, feita para o filme “A Condessa de Hong-Kong” (1967).
Teve o seu próprio programa na BBC de Londres e, em 1968, participou num programa especial do canal NBC, em que os patrocinadores pediram para cortar uma cena com o convidado Harry Belafonte, pelo facto de este ser negro e estar encostado a Petula Clark . Depois de um violento protesto de Petula, o programa foi exibido exactamente como tinha sido gravado.
Em 1968 reiniciou a sua carreira no cinema, entrando em dois filmes. Anos mais tarde, passou a dedicar-se a tournées internacionais, o que vem acontecendo até hoje. Em 1998 recebeu a Comenda da Ordem do Império Britânico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...