domingo, 22 de novembro de 2009

EFEMÉRIDEJohn Anthony Burgess Wilson, escritor, compositor, linguista e crítico literário britânico, faleceu em Londres no dia 22 de Novembro de 1993. Nascera em Manchester, em 25 de Fevereiro de 1917.
Prolixo e controverso, uma grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado sobretudo pelo décimo oitavo livro que escreveu, “A Laranja Mecânica”, publicado em 1962, um inquietante e premonitório libelo sobre a violência da juventude numa sociedade corrompida e cínica. Esta obra foi levada ao cinema em 1971 por Stanley Kubrick.
Burgess cedo ficou órfão de mãe, vítima da gripe espanhola. O pequeno John foi desde então criado por uma tia e, mais tarde, pela madrasta. Estudou literatura e linguística na Universidade de Manchester. Serviu no exército inglês durante a II Guerra Mundial, tornando-se oficial na Ásia e, mais tarde, professor, trabalhando para o Ministério da Educação na Malásia.
Com a luta pela independência da Malásia a deixá-lo sem emprego e tendo-lhe sido diagnosticado um tumor cerebral, Burgess entrou em frenesim literário em 1959, preocupado por deixar a sua mulher sem recursos financeiros. A previsão médica estava errada. Ele viveu até 1993, enquanto a sua esposa morreu de cirrose hepática em 1968.
Escreveu numerosas críticas literárias, ensaios sobre Shakespeare e Joyce, artigos na imprensa e uma vintena de romances, muitas das vezes cruéis e cáusticos. Musicalmente, e antes de se dedicar à literatura, escreveu duas sinfonias e algumas sonatas e concertos.
Criou igualmente o “Ulam”, língua pré-histórica fictícia, para o filme “A Guerra do Fogo” (1881).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...