segunda-feira, 2 de novembro de 2009

EFEMÉRIDEBurton Stephen Lancaster, conhecido como Burt Lancaster, actor e realizador de cinema norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 2 de Novembro de 1913. Faleceu em Los Angeles, em 20 de Outubro de 1994.
Na sua juventude foi craque em vários desportos e tinha um físico musculoso, com 1m88 de altura. A sua actividade artística começou como acrobata e durante dez anos apresentou-se em feiras, circos e shows de variedades.
Começou a fazer cinema em 1946, actuando em filmes de acção, thrillers e westerns, movendo-se gradualmente para papéis mais exigentes e sérios, à medida que ia ganhando prestígio. Participou em dezenas de filmes dos anos 1940 aos anos 1980 e seu talento foi reconhecido quando ganhou o Oscar de Melhor Actor em 1960.
Foi nos anos 1950 que alcançou maior popularidade, tendo sido nomeado para o Oscar em 1953. Receberia mais três nomeações em 1960, 1962 e 1980. Além das interpretações dramáticas, Lancaster brilhou em filmes nos quais pôde exibir a sua excelente forma atlética.
Além de actor, Lancaster foi também um empresário ambicioso e bem sucedido, realizando várias produções independentes com sucesso. O filme “Marty”, vencedor do Oscar de 1955, foi produzido pela companhia de Harold Hecht e Burt Lancaster, com um pequeno orçamento.
Em 1962 ganhou o "Prémio de Melhor Actor” no Festival de Veneza pela sua actuação em “O Homem de Alcatraz”.
Burt Lancaster foi também um empenhado activista liberal, falando várias vezes em nome das minorias. Em 1963 participou numa marcha organizada por Martin Luther King e foi sempre um defensor das causas indígenas.
Trabalhou com alguns dos maiores cineastas do seu tempo, como Bernardo Bertolucci, Luchino Visconti, Louis Malle e John Huston, entre outros. Construiu assim uma carreira sólida e é reconhecido como um dos maiores actores de sua geração.
Depois de uma operação de urgência ao coração, teve uma trombose cerebral em 1990, que o deixou numa cadeira de rodas. Morreu em Los Angeles quatro anos depois, de ataque cardíaco. Possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.
Burt Lancaster ocupa a 19ª posição masculina na Lista das 50 Maiores Lendas do Cinema, divulgada pelo American Film Institute em 1999.
Não aceitou o papel principal em "Patton" (1970), por ser contrário ao envolvimento americano na Guerra do Vietname.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...