quarta-feira, 10 de março de 2010

EFEMÉRIDEFernando Baptista de Seixas Peyroteo, futebolista português, nasceu em Humpata, Angola, no dia 10 de Março de 1918. Faleceu em Lisboa, em 28 de Novembro de 1978. Formou com Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano, os famosos “Cinco Violinos” do Sporting Clube de Portugal.
Desde muito cedo se revelou um bom marcador de golos no Sporting de Luanda. Com 19 anos chegou a Lisboa, mas não assinou logo contrato. Deu porém a sua palavra de honra em como jogaria no Sporting, sem ter sequer discutido questões monetárias. Apesar de abordado por um clube do norte, julga-se que o F. C. do Porto, e também pelo Benfica, Peyroteo não aceitou pois estava verbalmente comprometido com o Sporting.
Estreou-se com a camisola do sportinguista em Setembro de 1937, num Torneio no Campo das Salésias defrontando o Benfica, jogo que venceu por 5-3 com dois golos de sua autoria. Neste seu primeiro ano no Sporting, Peyroteo ajudou o clube a conquistar mais um Campeonato de Portugal, tendo contribuído depois decisivamente para a conquista de 5 Campeonatos Nacionais e 4 Taças de Portugal.
Peyroteo foi por seis vezes o melhor marcador do campeonato nacional, prova em que apontou 331 golos em 197 jogos, uma média fantástica de 1,6 golos por jogo, média ainda hoje não superada por nenhum jogador do mundo em jogos a contar para os respectivos campeonatos nacionais.
Realizou 393 jogos com a camisola “leonina” (1937-1949), tendo marcado 635 golos. Ao longo da sua carreira disputou 432 jogos marcando 700 golos.
Os 43 golos que marcou no Campeonato Nacional de 1947/48 só vieram a ser ultrapassados por outro sportinguista: Yazalde que, em 1973/74, marcou 46. Foi internacional vinte vezes, marcando catorze golos.
Peyroteo terminou a sua carreira aos 31 anos, depois de um curto ano ao serviço de “Os Belenenses”. Faleceu, vítima de ataque cardíaco, aos 60 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...