sexta-feira, 12 de março de 2010

EFEMÉRIDE Liza May Minnelli, actriz, cantora e dançarina norte-americana, nasceu em Los Angeles no dia 12 de Março de 1946. É filha do realizador Vincente Minnelli e da actriz e cantora Judy Garland.
Liza Minnelli fez a sua primeira aparição no cinema, com apenas dois anos e meio, na cena final do filme de Judy Garland “In the Good Old Summertime”. Com dezasseis anos, foi para Nova Iorque por sua conta, para iniciar a carreira artística, estreando-se na Broadway em “Best foot forward” Em 1964, a mãe convidou-a para participarem juntas num espectáculo em Londres, que teve grande êxito.
Liza, aos 23 anos, foi nomeada para um Oscar, pelo seu papel em “The Sterile Cuckoo”. Seguiram-se outros papéis dramáticos e, em 1972, conquistou o Oscar pela actuação na longa-metragem “Cabaret”. Tornou-se assim a única titular de um Oscar, cujos pais também tinham ganho o mesmo prémio. “Cabaret“ foi um dos grandes sucessos de bilheteira em Hollywood e lançou Liza como um dos maiores ícones do cinema mundial.
Foi simultaneamente capa das revistas “Time” e “Newsweek”. Além de “Cabaret”, uma das suas interpretações mais conhecidas foi “New York, New York”, do musical de mesmo nome.
Em 1974 participou como narradora do filme “Isto é o espectáculo”, com Fred Astaire e Gene Kelly. Gravou com Frank Sinatra o CD “Duets” e Sammy Davis Jr juntou-se a eles para uma série de concertos e espectáculos na televisão, que tiveram grande sucesso (1980).
Nos últimos anos, a sua carreira tem estado voltada mais para o teatro e para a música. Grande amiga de Charles Aznavour, que ela considera como seu mentor, tem interpretado as suas canções nos Estados Unidos. Em 1992 fez uma série de concertos com o cantor francês, nos dois lados do Atlântico (Palais des Congrès em Paris e Carnegie Hall em Nova Iorque). No mesmo ano participou num gigantesco concerto de caridade, realizado no mítico estádio de Wembley, em memória de Freddie Mercury, acompanhando os membros que restavam dos “Queen” na célebre canção “We are the champions”.
Em 1997, sofreu uma cirurgia nas cordas vocais, aproveitando o tempo para assistir a todos os filmes do pai. Isso levou-a a entrar num espectáculo na Broadway intitulado “Minnelli on Minnelli”.
Já nos anos 2000 fez várias tournées pela Europa e pela América. Por ocasião da morte de Michael Jackson, homenageou o cantor em diversas manifestações. Tem participado activamente na luta contra a Sida e actua frequentemente em França para angariação de fundos para a associação “Care”.
Em 1991 a Câmara de Comércio de Los Angeles recompensou-a com uma estrela no “Passeio da Fama”, pela sua carreira artística. Liza Minnelli foi casada (e divorciada) quatro vezes.

3 comentários:

Carla Marinho disse...

gostei do seus comentários sobre a liza. mas a foto apresentada nao é dela. bjs

Gabriel de Sousa disse...

Quanto a mim é... Enviei-lhe email com link de onde tirei foto...
De qualquer modo, obrigado
Bjs
Gabriel

Gabriel de Sousa disse...

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.newprophecy.net/Liza_Minnelli__2.jpg&imgrefurl=http://www.newprophecy.net/more11.htm&usg=__8ZnOe_5mRpHqdiHK98bg-_LUzuI=&h=600&w=362&sz=33&hl=pt-BR&start=1&itbs=1&tbnid=zflpyYwCrWCEUM:&tbnh=135&tbnw=81&prev=/images%3Fq%3DLiza%2BMay%2BMinnelli%26hl%3Dpt-BR%26rls%3DGGLJ,GGLJ:2006-48,GGLJ:pt-BR%26tbs%3Disch:1

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...