domingo, 21 de março de 2010

EFEMÉRIDE – Modest Petrovich Mussorgsky, compositor russo, conhecido pelas suas composições sobre a história da Rússia medieval, nasceu em Karevo, na província de Pskov, em 21 de Março de 1839. Morreu em São Petersburgo no dia 28 de Março de 1881. Foi membro do Grupo dos Cinco, um grupo de compositores e ardentes defensores da música nacional russa, ao lado dos músicos Balakirev, Borodin, César Cui e Rimsky-Korsakov.
Aos seis anos, começou a ter aulas de piano com a mãe, que era professora. Aos dez, ingressou na Escola de Cadetes da Guarda de São Petersburgo.
Em 1856, no regimento de Preobrazhensky, conheceu Balakirev, com o qual aprendeu a técnica musical. Nos dois anos seguintes, travou conhecimento com vários intelectuais russos. Deixou a vida militar em 1858, após sofrer uma crise nervosa.
Inicialmente, a música de Mussorgsky estava muito ligada à de Balakirev e à música estrangeira, como por exemplo na ópera “Édipo em Atenas”. Esta influência foi-se dissipando aos poucos, à medida que se tornou autodidacta
Com a morte de sua mãe, em 1865, o alcoolismo passou a fazer parte da sua vida. Em 1867 compôs a peça orquestral “Uma noite no monte Calvo”.
Aos 29 anos começou a compor “Boris Godunov”, a sua ópera mais conhecida e uma das peças mais importantes da história da música russa, baseada na obra de Pushkin e na história de Karamzin. A estreia ocorreu no Teatro Maryinsky em 1873.
Após 1874 a qualidade das suas músicas começou a decair, embora algumas peças dessa época ainda sejam notáveis, como “Khovanshchina”, uma ópera em que predominam os motivos líricos. A suite para piano “Quadros de uma Exposição” foi inspirada numa mostra de desenhos de Viktor Hartmann e orquestrada anos mais tarde por Maurice Ravel.
Nos anos que se seguiram, o alcoolismo intensificou-se e foi perdendo amigos e parentes. É dessa época, o ciclo “Canções e danças da morte”, de sabor exótico e oriental.
Em 1880 foi demitido do posto administrativo que ocupava num serviço governamental. Internado num hospital em 1881, Modest Mussorgsky morreu de excessos alcoólicos uma semana após completar 42 anos de idade. Está enterrado no Cemitério Tikhvine do Mosteiro Aleksandr Nevsky em São Petersburgo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...