EFEMÉRIDE – Aristóteles Sócrates Onassis, empreendedor e magnata grego, nasceu em Esmirna no dia 15 de Janeiro de 1906. Morreu em Neuilly-sur-Seine, França, em 15 de Março de 1975. Onassis conseguiu a sua fortuna como armador da marinha mercante, tornando-se o empresário do sector mais famoso do mundo no século XX e uma das personalidades mais marcantes da vida mundana internacional dos anos 1950 a 1970.
Nasceu numa família que vivia em Esmirna, na Turquia, e que se dedicava ao comércio de tabaco. O jovem Aristóteles não se mostrava muito dotado para os estudos. O pai tinha sonhado para ele um percurso nas universidades mais prestigiadas da Europa, mas o filho preferia passar o seu tempo nos seus escritórios ou entrepostos.
Em 1922, após uma tentativa frustrada de invadir Istambul, o governo grego perdeu o controlo que estabelecera sobre Esmirna em 1919 e aceitou uma troca de civis. Cerca de 400 mil turcos que habitavam na Grécia voltaram para a sua terra de origem, enquanto cerca de um milhão de helenos chegaram à Grécia como refugiados. A família de Onassis estava nesse grupo.
Em 1927, com apenas 250 dólares na algibeira, partiu com destino à Argentina, para tentar uma nova vida. Em Buenos Aires, tornou-se telefonista da British United River Plate Telephone Company e, simultaneamente, estudava por conta própria o mercado financeiro. Com alguns lucros obtidos com a especulação, pôde comprar roupas sofisticadas, passando a frequentar a alta sociedade argentina.
Aos poucos, os ganhos de Onassis tornaram-se mais significativos e, com a ajuda do pai que permanecera na Grécia, aventurou-se na importação de tabaco turco. Os seus contactos com a terra natal aumentaram e decidiu voltar. Em 1931, com o dinheiro que conseguira ganhar até então, comprou “a preço de saldo” seis navios cargueiros ao governo canadiano, a fim de ampliar a sua capacidade de transporte de tabaco.
Após um problema burocrático no porto de Roterdão, trocou a bandeira dos seus barcos, registando-os no Panamá. Com isto, diversos problemas como o número de tripulantes, os impostos e o tipo de carga passaram a ser resolvidos com maior facilidade e rapidez, embaratecendo também os seus encargos. Criativo, conseguia empréstimos bancários com facilidade, aumentando o tamanho da sua frota.
A partir do fim dos anos 1930, fez construir petroleiros cuja tonelagem ultrapassava tudo o que havia até então. Onassis antevia que o petróleo estava destinado a um desenvolvimento sem precedentes. Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, comprou diversos barcos desmobilizados e desarmados pela Marinha Americana. Foi o começo de uma época fulgurante, em que percorreu o Mundo, negociando contratos cada vez mais importantes.
Em 1946 casou-se com Athina Livanos, filha de outro grande armador grego. Mudou-se para os Estados Unidos, onde ganhou espaço no mercado de petroleiros e baleeiros. Em 1956, vendeu a sua frota baleeira aos japoneses e, com o lucro, fundou a companhia aérea Olympic Airways, tornando-se o homem mais rico do mundo. Após diversas negociações com o governo grego, a empresa obteve privilégios para se tornar a linha aérea nacional da Grécia, mesmo sendo de propriedade privada.
Em 1959, Onassis iniciou um longo romance com a soprano grega Maria Callas. No ano seguinte, divorciou-se de Athina Livanos. Callas chegou a suspender temporariamente a sua carreira para acompanhar o empresário.
Em 1968, Onassis surpreendeu tudo e todos com o anúncio do seu casamento com Jacqueline Kennedy, viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Deprimida, Callas deixou praticamente de cantar naquela época.
Entretanto, a Olympic Airways sobrevivia com dificuldades, mas a família Onassis queria mantê-la por uma questão de prestígio. Com a morte do filho Alexander, num acidente aéreo em 1974, Aristóteles ficou extremamente abalado e decidiu vender a Olympic Airways ao governo grego.
Os negócios com os petroleiros corriam bem, mas a saúde do milionário deteriorava-se. Onassis veio a falecer devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. A sua fortuna ficou para a filha Christina Onassis, que se suicidaria na cidade de Buenos Aires em 1988. A sua única filha, Athina Roussel, acabou por herdar toda a fortuna dos Onassis, calculada em 2,8 biliões de dólares. Em 2005, casou-se com um cavaleiro de nacionalidade brasileira.
Nasceu numa família que vivia em Esmirna, na Turquia, e que se dedicava ao comércio de tabaco. O jovem Aristóteles não se mostrava muito dotado para os estudos. O pai tinha sonhado para ele um percurso nas universidades mais prestigiadas da Europa, mas o filho preferia passar o seu tempo nos seus escritórios ou entrepostos.
Em 1922, após uma tentativa frustrada de invadir Istambul, o governo grego perdeu o controlo que estabelecera sobre Esmirna em 1919 e aceitou uma troca de civis. Cerca de 400 mil turcos que habitavam na Grécia voltaram para a sua terra de origem, enquanto cerca de um milhão de helenos chegaram à Grécia como refugiados. A família de Onassis estava nesse grupo.
Em 1927, com apenas 250 dólares na algibeira, partiu com destino à Argentina, para tentar uma nova vida. Em Buenos Aires, tornou-se telefonista da British United River Plate Telephone Company e, simultaneamente, estudava por conta própria o mercado financeiro. Com alguns lucros obtidos com a especulação, pôde comprar roupas sofisticadas, passando a frequentar a alta sociedade argentina.
Aos poucos, os ganhos de Onassis tornaram-se mais significativos e, com a ajuda do pai que permanecera na Grécia, aventurou-se na importação de tabaco turco. Os seus contactos com a terra natal aumentaram e decidiu voltar. Em 1931, com o dinheiro que conseguira ganhar até então, comprou “a preço de saldo” seis navios cargueiros ao governo canadiano, a fim de ampliar a sua capacidade de transporte de tabaco.
Após um problema burocrático no porto de Roterdão, trocou a bandeira dos seus barcos, registando-os no Panamá. Com isto, diversos problemas como o número de tripulantes, os impostos e o tipo de carga passaram a ser resolvidos com maior facilidade e rapidez, embaratecendo também os seus encargos. Criativo, conseguia empréstimos bancários com facilidade, aumentando o tamanho da sua frota.
A partir do fim dos anos 1930, fez construir petroleiros cuja tonelagem ultrapassava tudo o que havia até então. Onassis antevia que o petróleo estava destinado a um desenvolvimento sem precedentes. Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, comprou diversos barcos desmobilizados e desarmados pela Marinha Americana. Foi o começo de uma época fulgurante, em que percorreu o Mundo, negociando contratos cada vez mais importantes.
Em 1946 casou-se com Athina Livanos, filha de outro grande armador grego. Mudou-se para os Estados Unidos, onde ganhou espaço no mercado de petroleiros e baleeiros. Em 1956, vendeu a sua frota baleeira aos japoneses e, com o lucro, fundou a companhia aérea Olympic Airways, tornando-se o homem mais rico do mundo. Após diversas negociações com o governo grego, a empresa obteve privilégios para se tornar a linha aérea nacional da Grécia, mesmo sendo de propriedade privada.
Em 1959, Onassis iniciou um longo romance com a soprano grega Maria Callas. No ano seguinte, divorciou-se de Athina Livanos. Callas chegou a suspender temporariamente a sua carreira para acompanhar o empresário.
Em 1968, Onassis surpreendeu tudo e todos com o anúncio do seu casamento com Jacqueline Kennedy, viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Deprimida, Callas deixou praticamente de cantar naquela época.
Entretanto, a Olympic Airways sobrevivia com dificuldades, mas a família Onassis queria mantê-la por uma questão de prestígio. Com a morte do filho Alexander, num acidente aéreo em 1974, Aristóteles ficou extremamente abalado e decidiu vender a Olympic Airways ao governo grego.
Os negócios com os petroleiros corriam bem, mas a saúde do milionário deteriorava-se. Onassis veio a falecer devido a complicações decorrentes de uma pneumonia. A sua fortuna ficou para a filha Christina Onassis, que se suicidaria na cidade de Buenos Aires em 1988. A sua única filha, Athina Roussel, acabou por herdar toda a fortuna dos Onassis, calculada em 2,8 biliões de dólares. Em 2005, casou-se com um cavaleiro de nacionalidade brasileira.
Sem comentários:
Enviar um comentário