EFEMÉRIDE – Marcel Dassault, engenheiro, homem público e industrial francês, nasceu em Paris no dia 22 de Janeiro de 1892. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 17 de Abril de 1986.
Mudou oficialmente o seu apelido de Bloch para Bloch-Dassaut em 1946 e para Dassault em 1949. Dassault era o pseudónimo do seu irmão, o general Darius Paul Bloch, na Resistência Francesa. É conhecido sobretudo como fundador e presidente do Grupo Dassault (aviação).
Depois dos estudos secundários no Liceu Condorcet, ingressou na Escola de Electricidade Breguet e, mais tarde, na Escola Superior de Aeronáutica e de Construção Mecânica, onde se diplomou em 1913.
Desenhou a hélice “Éclair”, utilizada pela aviação francesa durante a Primeira Guerra Mundial e construiu o seu primeiro avião em 1917. Deixou durante algum tempo a aeronáutica, regressando em 1928 para fundar a Sociedade dos Aviões Marcel Bloch, que foi nacionalizada em 1937 sob o nome “SNCASO”. Alguns meses mais tarde criou a Sociedade Anónima dos Aviões Marcel Bloch.
Durante a Segunda Guerra Mundial recusou-se a colaborar com as forças de ocupação, sendo preso em 1940 na qualidade de judeu, juntamente com a sua mulher e os dois filhos. Esteve detido em Montluc e depois em Drancy, sendo deportado para Buchenwald em Agosto de 1944. Aqui ficou durante oito meses, sendo salvo por Marcel Paul, membro do Partido Comunista Francês e chefe da organização clandestina do campo de concentração, e igualmente por Albert Baudet. Manifestou a sua gratidão mais tarde, nomeando Albert Baudet como director de publicidade da revista “Jours de France” e entregando anualmente uma soma em dinheiro ao Jornal “Humanité” e à Federação dos Deportados.
A sua empresa tornou-se depois na Sociedade dos Aviões Marcel Dassault e, mais tarde, na “Générale Aéronautique Marcel Dassault”, que produziu os primeiros aviões de reacção franceses: o Ouragan (1949), o Mystère II (1952), o Mystère IV (1954), o Super-Mystère B-2 (1955), o Mirage III (1956) e o Mirage IV (1959). Para a aviação civil, construiu o bi-reactor Mystère-Falcon (1963). Criou uma Divisão Electrónica em 1954, para o desenvolvimento de radares.
Ao absorver as Fábricas Breguet, a sua sociedade mudou novamente de nome (Avions Marcel Dassault - Breguet Aviation). Produziu então o Alpha Jet (1973) com o alemão Dornier, um avião de treino, o Jaguar com a British Aircraft Corporation, o Mirage 2000 (1978), o avião de transporte de passageiros Mercure (1973), o Rafale e toda a evolução das séries do Falcon. Ele criou assim um poderoso grupo industrial militar e civil centrado na aviação, na electrónica e na informática. Depois da eleição de François Mitterrand como Presidente da República, em 1981, Marcel Dassault escapou à nacionalização fazendo doação ao Estado de 26 % das suas acções. Em 1990, a sua sociedade mudou mais uma vez de nome para Dassault Aviation, tornando-se líder mundial.
Interessou-se igualmente pela imprensa, criando a revista semanal “Jours de France”, concorrente do Paris-Match. Converteu-se ao catolicismo em 1950.
Foi condecorado com a maior distinção francesa, a Grande Cruz da Legião de Honra. Em 1985 era possuidor da maior fortuna de França. Foi senador dos Alpes-Maritimes e, depois, deputado de Oise até à sua morte com 94 anos. O seu filho Serge sucedeu-lhe na direcção do Grupo Dassault Aviation.
Mudou oficialmente o seu apelido de Bloch para Bloch-Dassaut em 1946 e para Dassault em 1949. Dassault era o pseudónimo do seu irmão, o general Darius Paul Bloch, na Resistência Francesa. É conhecido sobretudo como fundador e presidente do Grupo Dassault (aviação).
Depois dos estudos secundários no Liceu Condorcet, ingressou na Escola de Electricidade Breguet e, mais tarde, na Escola Superior de Aeronáutica e de Construção Mecânica, onde se diplomou em 1913.
Desenhou a hélice “Éclair”, utilizada pela aviação francesa durante a Primeira Guerra Mundial e construiu o seu primeiro avião em 1917. Deixou durante algum tempo a aeronáutica, regressando em 1928 para fundar a Sociedade dos Aviões Marcel Bloch, que foi nacionalizada em 1937 sob o nome “SNCASO”. Alguns meses mais tarde criou a Sociedade Anónima dos Aviões Marcel Bloch.
Durante a Segunda Guerra Mundial recusou-se a colaborar com as forças de ocupação, sendo preso em 1940 na qualidade de judeu, juntamente com a sua mulher e os dois filhos. Esteve detido em Montluc e depois em Drancy, sendo deportado para Buchenwald em Agosto de 1944. Aqui ficou durante oito meses, sendo salvo por Marcel Paul, membro do Partido Comunista Francês e chefe da organização clandestina do campo de concentração, e igualmente por Albert Baudet. Manifestou a sua gratidão mais tarde, nomeando Albert Baudet como director de publicidade da revista “Jours de France” e entregando anualmente uma soma em dinheiro ao Jornal “Humanité” e à Federação dos Deportados.
A sua empresa tornou-se depois na Sociedade dos Aviões Marcel Dassault e, mais tarde, na “Générale Aéronautique Marcel Dassault”, que produziu os primeiros aviões de reacção franceses: o Ouragan (1949), o Mystère II (1952), o Mystère IV (1954), o Super-Mystère B-2 (1955), o Mirage III (1956) e o Mirage IV (1959). Para a aviação civil, construiu o bi-reactor Mystère-Falcon (1963). Criou uma Divisão Electrónica em 1954, para o desenvolvimento de radares.
Ao absorver as Fábricas Breguet, a sua sociedade mudou novamente de nome (Avions Marcel Dassault - Breguet Aviation). Produziu então o Alpha Jet (1973) com o alemão Dornier, um avião de treino, o Jaguar com a British Aircraft Corporation, o Mirage 2000 (1978), o avião de transporte de passageiros Mercure (1973), o Rafale e toda a evolução das séries do Falcon. Ele criou assim um poderoso grupo industrial militar e civil centrado na aviação, na electrónica e na informática. Depois da eleição de François Mitterrand como Presidente da República, em 1981, Marcel Dassault escapou à nacionalização fazendo doação ao Estado de 26 % das suas acções. Em 1990, a sua sociedade mudou mais uma vez de nome para Dassault Aviation, tornando-se líder mundial.
Interessou-se igualmente pela imprensa, criando a revista semanal “Jours de France”, concorrente do Paris-Match. Converteu-se ao catolicismo em 1950.
Foi condecorado com a maior distinção francesa, a Grande Cruz da Legião de Honra. Em 1985 era possuidor da maior fortuna de França. Foi senador dos Alpes-Maritimes e, depois, deputado de Oise até à sua morte com 94 anos. O seu filho Serge sucedeu-lhe na direcção do Grupo Dassault Aviation.
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