segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDESamuel Colt, inventor e industrial norte-americano, morreu em Hartfort no dia 10 de Janeiro de 1862. Nascera na mesma localidade em 19 de Julho de 1814. Revolucionou os processos de fabrico de armas, ao abrir uma fábrica de pistolas com peças intercambiáveis.
Desenvolveu em 1835 o primeiro revólver de seis tiros com cilindro removível, o Colt 45, patenteado em Inglaterra. Construiu a sua primeira fábrica de armas, a Patent Arms Company, em Paterson (1836), uma das mais antigas no país, iniciando a produção de revólveres e rifles por ele próprio desenhados. Após a falência da Patent Arms Company (1842), fundou a Patent Arms Manufacturing Co. (1842), que se notabilizou no fabrico de armas usadas na Guerra do México (1847). Passou a abastecer de armas os U.S. Dragoon e os Texas Rangers. Ampliando os seus negócios, instalou a primeira fábrica em Inglaterra (1851), solidificando a sua reputação internacional.
Associou-se com o inventor Samuel F. B. Morse, o do telégrafo, e passou a investir em armas de guerra e cabos de telégrafo submarino. Participou na construção de uma linha telegráfica submarina ligando a ilha de Manhattan a Brooklin e a Nova Jersey. A partir daí, a empresa foi incorporando e comprando outras concorrentes, fazendo de Samuel Colt um dos mais poderosos homens de negócios dos Estados Unidos no século XIX. Sabiamente, usava uma táctica de marketing para conseguir mercados internacionais: presenteava chefes de estado com produções fora de série, entre eles os czares Nicolau I e Alexandre II da Rússia, o rei Frederick VII da Dinamarca e Charles XV da Suécia.
Samuel Colt foi também o primeiro a descobrir que o explosivo para as armas de fogo podia ser detonado pela acção da electricidade. Notou igualmente que um fio correctamente isolado podia transmitir electricidade através da água. Em 1829, a título de demonstração, fez explodir uma jangada. Em 1842, por conta da Navy, afundou no Pontomac uma velha embarcação militar usando uma mina submarina com ignição eléctrica.
Com a saúde já em declínio (1860), começou a fornecer armas para as forças da União durante a Guerra Civil Americana. Morreu dois anos depois, quando tinha a trabalhar na sua indústria mais de cem pessoas e produzia centenas de milhares de armas de fogo.
Os revólveres de Colt foram revolucionários para a época, pelo facto de serem de fácil recarregamento e manuseio, se comparados com as outras armas então no mercado, excessivamente pesadas, imprecisas, grosseiramente rústicas e mais caras.
Uma das suas divisas era : «Deus fez uns homens grandes e outros pequenos, eu torneio-os iguais».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...