sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EFEMÉRIDEPierre Daninos, escritor e humorista francês, conhecido principalmente pelo livro “Os Cadernos do major Thompson” (1954), faleceu em Paris no dia 7 de Janeiro de 2005. Nascera, também em Paris, em 26 de Maio de 1913.
Durante a Segunda Guerra Mundial, participou activamente na Resistência e foi agente de ligação com o exército britânico. Depois do armistício e da capitulação alemã, viveu no Rio de Janeiro onde publicou o seu primeiro romance, “O Sangue dos homens”. De volta a Paris, frequentou os meios literários e retomou a profissão que tinha antes da guerra, o jornalismo, colaborando nomeadamente no “Fígaro”.
O seu maior sucesso, “Os Cadernos do major Thompson”, foi adaptado ao cinema em 1955 sob o título “The French, They Are a Funny Race”. Daninos publicaria, entre 1955 e 2000, quatro outros volumes do major Thompson.
Em Junho de 1967, escapou por pouco à morte num acidente de automóvel. Conduzia a sua viatura “Daimler”, quando chocou com outra que seguia em contra-mão. Ficou durante muito tempo em estado de coma, o que lhe serviria de assunto para a obra “O Pijama” (1972).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...