segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

12 DE JANEIRO - KIRSTIE ALLEY

EFEMÉRIDEKirstie Louise Alley, actriz, cenarista e produtora norte-americana, nasceu em Wichita (Kansas) no dia 12 de Janeiro de 1951. Foi nomeada 6 vezes para os Globos de Ouro, tendo recebido um, e 8 vezes para os Emmy Awards, conquistando dois.
Perdeu a mãe num acidente de carro, no qual o pai também ficou seriamente afectado. Em 1974, ingressou na Universidade do Kansas. Decidiu depois enveredar pela Arte Dramática. Passou 5 anos a estudar todos os aspectos da arte de representar, antes de se fixar em Hollywood.
Começou por actuar durante três temporadas na televisão (NBC), na série de comédia “Cheers”. A sua estreia no cinema deu-se numa das películas da saga “Star Trek”, interpretando a oficial Saavik. O papel que lhe deu maior fama, no entanto, foi a interpretação da neurótica Rebecca, na aludida série televisiva.
Contracenou com actores de nomeada como John Travolta e trabalhou com realizadores como Woody Allen, entre outros. Jogando com as suas qualidades e os seus defeitos, aceitou diversos papéis que não a valorizavam sobremaneira, pois considerava-se menos bela e mais gorda que outras intervenientes nos mesmos filmes. Aliás, a propósito, ela viria a parodiar-se e a parodiar Hollywood, no filme “Fat Actress”. O facto de ser julgada por vezes vulgar e excessiva, não a impediu porém de ter uma enorme popularidade nos EUA.
Entrou até agora em cerca de 30 longas-metragens (duas como produtora) e em mais de 30 filmes ou séries de televisão. É membro da igreja de Cientologia

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...