quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

29 DE JANEIRO - ROBERTO GOYENECHE

EFEMÉRIDERoberto Goyeneche, cantor de tango argentino, de origem basca, que personificou o arquétipo da vida boémia de Buenos Aires dos anos 1950, nasceu em Saavedra no dia 29 de Janeiro de 1926. Morreu em Buenos Aires, em 27 de Agosto de 1994.
Era conhecido como El Polaco devido ao seu cabelo alourado. Visitava frequentemente o bairro de Saavedra, onde tinha nascido e onde foi criado.
Tornou-se uma lenda viva da música argentina, criando um estilo muito pessoal de cantar o tango, caracterizado por uma grande liberdade rítmica, uma pronúncia perfeita e uma profunda inspiração.
Em 1944, aos 18 anos, juntou-se à Orquestra Kaplún's e passou a integrar o elenco da Rádio Belgrano. Em 1956, integrou a orquestra do seu amigo Anibal Troilo, com o qual gravou 26 canções.  
A sua carreira a solo iniciou-se em 1963. Foi o primeiro intérprete do clássico de Ástor Piazzolla “Balada Para Un Loco”.
Durante os anos 1980, participou como convidado nos filmes “El Exilio de Gardel” e “Sur”, ambos dirigidos por Fernando Solanas.
Foi dado o seu nome a uma avenida do bairro Saavedra em Buenos Aires.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...