segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

19 DE JANEIRO - CARRUÇO

EFEMÉRIDE – Rui Filipe Ferreira Carruço, artista plástico português, nasceu em Lisboa no dia 19 de Janeiro de 1976. Seguiu uma vida académica ligada às ciências exactas, pelas quais é apaixonado, até decidir partilhar esta paixão com a Arte, mais concretamente a pintura. Pintando desde muito novo e experimentando e arriscando como autodidacta, só encarou a pintura como actividade organizada por volta de 1998.
Em 2000, frequentou o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. Em 2003, seguiu o curso de Gravura da Cooperativa de Gravadores Portugueses e estagiou em vários ateliers de artistas plásticos. Em 2004, concluiu o curso de Técnicas de Pintura Renascentista na Angel Academy of Arts em Florença e, em 2005, o curso de Escultura em Pedra no Centro Internacional de Escultura.
A sua produção artística tem abarcado diferentes estilos, sempre em busca de uma voz original no mundo da Arte. Essa voz está a chegar, com uma nova corrente que ele designou de sinuosismo, inspirada nos saberes científicos do espaço-tempo curvo, do movimento perpétuo e de outras inspirações da área da física.
Encontra-se representado em várias colecções públicas (Embaixada de Portugal na Polónia, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal da Lourinhã e Fundação Oureana da Cultura) e em diversas colecções particulares, das quais se salientam as do rei Kigeli V do Ruanda em Nova Iorque, do príncipe Ermias Selassie da Etiópia e de Cicciolina em Roma.
Já participou em 54 exposições colectivas (2003/2014), 17 individuais (2004/1014) e 6 internacionais (2004/2012). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...