sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

9 DE JANEIRO - LEE VAN CLEEF

EFEMÉRIDELee Van Cleef, de seu verdadeiro nome Clarence LeRoy Van Cleef, Jr., actor norte-americano, descendente de colonos holandeses, nasceu em Somerville, Nova Jersey, no dia 9 de Janeiro de 1925. Morreu em Oxnard, na Califórnia, em 16 de Dezembro de 1989.
Serviu na US Navy durante a Segunda Guerra Mundial, antes de se tornar actor. Ganhou notoriedade no cinema pelos papéis de vilão em filmes western. O seu primeiro papel foi o de um dos pistoleiros perseguidos por Gary Cooper em “High Noon” (1952).
No fim dos anos 1950, interrompeu a sua carreira por motivos de saúde. Dedicou-se então à pintura figurativa e à decoração de interiores, retomando a sua profissão de actor apenas de modo episódico.
O realizador Sérgio Leone redescobriu-o nos anos 1960 e Van Cleef resolveu iniciar uma “segunda” carreira cinematográfica, tendo-se tornado uma estrela internacional.
Em toda a sua vida, terá feito cerca de 350 filmes, entre produções para o cinema e para a televisão. Na década de 1970, era considerado um dos dez actores mais conhecidos na Europa. Um dos seus últimos trabalhos foi uma série de TV sobre artes marciais.
Faleceu vítima de um colapso cardíaco, aos 64 anos de idade. Foi sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills, em Los Angeles).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...