terça-feira, 20 de janeiro de 2015

20 DE JANEIRO - PATRICIA NEAL

EFEMÉRIDEPatricia Neal, de seu verdadeiro nome Patsy Louise Neal, actriz norte-americana, nasceu em Packard, Kentucky, no dia 20 de Janeiro de 1926. Morreu em Edgartown, Massachusetts, em 8 de Agosto de 2010, vítima de cancro pulmonar. Recebeu o Oscar de Melhor Actriz em 1964, pelo seu desempenho no filme “Hud”. Trabalhou com realizadores como Robert Wise, Elia Kazan e King Vidor.
Passou a sua infância em Knoxville no Tennessee. Estudou comédia na Northwestern University, tendo começado por representar na Broadway, onde ganhou um Tony Award com “Another Part of the Forest”.
Em 1949, iniciou-se no cinema com o filme “John Loves Mary”, contracenando com Ronald Reagan, futuro presidente dos Estados Unidos. A sua voz grave, aliada a um físico pouco comum, fizeram dela uma actriz fascinante.
Patricia Neal manteve durante muito tempo uma relação amorosa com Gary Cooper, chegando a ser esbofeteada em pública pela filha deste. Conheceu depois o escritor Roald Dahl, com quem se casou em 1953 e com quem teve cinco filhos.
Em 1965, estando grávida, sofreu três ataques de aneurisma cerebral, ficando em coma durante três semanas, mas sobrevivendo sem sequelas.
Em 1981, foi rodado um telefilme inglês que contava a sua vida (“The Patricia Neal Story”, interpretado por Glenda Jackson).
Divorciou-se de Roald Dahl em 1983, casando-se então com um desconhecido do grande público chamado Jack e do qual nunca revelou o nome de família.
Entre 1949 e 2009, entrou em cerca de quarenta longas-metragens e em numerosos filmes e séries de televisão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...