quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

22 DE JANEIRO - CARLOS AMARANTE

EFEMÉRIDECarlos Luís Ferreira da Cruz Amarante, engenheiro e arquitecto português, morreu no Porto em 22 de Janeiro de 1815. Nascera em Braga no dia 30 de Outubro de 1748.
Filho de um músico da Arquidiocese de Braga, começou por seguir a vida eclesiástica, ingressando no seminário aos 17 anos. Interrompeu a carreira para se casar, em 1771.
Depois de estudar, como autodidacta, vários Tratados existentes na Biblioteca do Arcebispado, diplomou-se em Engenharia e Arquitectura, o que lhe possibilitou a concretização de várias obras notáveis.
Foi nomeado inspector dos Trabalhos Públicos em Braga. Aos 45 anos, encetou uma carreira militar. Em 1801, era capitão do corpo real de engenheiros, quando foi designado para dirigir a transformação da cidade do Porto, onde se instalou no ano seguinte.
Entre as suas obras mais significativas, saliente-se: o Santuário do Bom Jesus, em Braga; a Ponte das Barcas sobre o Douro, no Porto; a Reitoria da Universidade do Porto; a Igreja da Trindade, igualmente no Porto; e o Palácio da Brejoeira, em Monção.
Está sepultado no Porto, na Igreja da Trindade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...