quinta-feira, 11 de junho de 2015

11 DE JUNHO - COSME DAMIÃO

EFEMÉRIDECosme Damião, fundador, jogador, técnico e dirigente do SL e Benfica, morreu em Sintra no dia 11 de Junho de 1947. Nascera em Lisboa, em 2 de Novembro de 1885. Ex-aluno da Casa Pia, foi um dos 24 fundadores do Benfica, em 1904, numa reunião realizada na Farmácia Franco em Belém. Por omissão, a acta da reunião, manuscrita pelo próprio Cosme, não incluía o seu nome.
Como jogador de futebol, foi um médio centro com bons recursos técnicos, tendo-se estreado frente ao Carcavelos, com uma vitória por 4-1, num jogo efectuado em Janeiro de 1907. Quando completou 30 anos, optou por se retirar da actividade.
Como dirigente, dedicou-se de alma e coração ao projecto desde o seu início e ficou intimamente ligado à continuação da colectividade nos momentos mais críticos. Em 1907, quando de uma primeira crise, que levou oito jogadores benfiquistas a saírem para o Sporting CP, foi ele que assumiu a continuidade do clube, relançando-o e construindo rapidamente um conjunto que, três anos depois, seria a primeira equipa portuguesa a vencer o Campeonato de Lisboa.
Fomentou o ecletismo desportivo, tendo sido guarda-redes de hóquei em campo. Fixou as regras do hóquei em patins e arbitrou o primeiro desafio desta modalidade, em 1917. Foi o maior entusiasta da construção do Campo das Amoreiras, inaugurado em 1925.
Embora tenha sido a principal figura do Benfica durante décadas, nunca foi presidente, tendo recusado o cargo por diversas vezes, preferindo o lugar de treinador. Em função disso, esteve 18 épocas consecutivas no comando técnico do clube. Costuma dizer-se que Cosme Damião não foi presidente do Benfica porque não quis, o que é mesmo verdade pois – em 1926 – concorreu às eleições para a Direcção, tendo encabeçado uma lista que saiu vencedora. Recusou no entanto o cargo de presidente, alegando ser demasiado novo para assumir tal responsabilidade.
Foi dado o seu nome ao Museu do Benfica

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...