terça-feira, 16 de junho de 2015

16 DE JUNHO - MARIO RIGONI STERN

EFEMÉRIDEMario Rigoni Stern, escritor italiano, morreu em Asiago no dia 16 de Junho de 2008. Nascera na mesma localidade em 1 de Novembro de 1921.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi incorporado num Regimento de Caçadores dos Alpes, no seio da Divisão Tridentina, cujo teatro de operações era em França, Grécia, Albânia e Rússia. Feito prisioneiro pelos alemães em Setembro de 1943, foi transferido para a Prússia oriental. Conseguiu evadir-se e chegou à sua terra natal em Abril de 1945. 
Tornou-se funcionário cadastral, só começando a dedicar-se verdadeiramente à literatura a partir da década de 1950. Apaixonado pela sua região de origem, o planalto de Asiago, na província de Vicence, as suas obras nostálgicas tiveram grande êxito e foram traduzidas e editadas também em França. Em 1999, recebeu o Prémio PEN Italiano.
O seu romance mais conhecido é “Il sergente nella neve”, que conta a odisseia dum punhado de soldados italianos perdidos na Rússia, no momento em que as tropas alemãs e italianas se retiraram. Este livro é um dos clássicos da literatura contemporânea italiana.
Os principais temas das suas obras giram à volta de: - recordações escutadas ou vividas (nomeadamente na frente russa ou durante os longos dias de cativeiro); as duas Guerras Mundiais; récitas de caça e a vida dos animais. 
Em homenagem ao escritor, foi dado o seu nome a um asteróide descoberto em 1996 (“Rigonistern”). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...