quinta-feira, 4 de junho de 2015

4 DE JUNHO - MICHELLE PHILLIPS

EFEMÉRIDEMichelle Phillips, de seu verdadeiro nome Holly Michelle Gilliam, cantora, compositora e actriz norte-americana, único membro ainda vivo do grupo de rock dos anos 1960The Mamas & The Papas’, nasceu em Long Beach no dia 4 de Junho de 1944.
Filha de um oficial da marinha mercante e de uma contabilista, passou parte da sua juventude na cidade do México, onde o pai frequentava a universidade. Conheceu o cantor John Phillips, quando ele estava em tournée pela Califórnia com a sua banda ‘Journeymen’. Apaixonaram-se e John divorciou-se da sua então esposa, casando-se com Michelle em Dezembro de 1962, tinha ela portanto apenas 18 anos. Em 1968, deu à luz Chynna e, dois anos depois, divorciaram-se. Contraiu mais quatro matrimónios e teve mais um filho. Está casada, desde 2000, com o cirurgião plástico Steven Zax.
Enquanto foi membro do ‘The Mamas & The Papas (1965/1968), Michelle co-escreveu alguns dos hits da banda, incluindo “Creeque Alley” e “California Dreamin”. Durante os anos 1970’, cantou também numa tournée de Leonard Cohen.
Em 1975, assinou um contrato de gravação com a A & M Records e lançou um single promocional, “Aloha Louie”, que co-escrevera com John Phillips. O seu primeiro single a solo foi “No Love Today” (1976), canção que cantou no Mike Douglas Show, em Agosto do mesmo ano.
Seguiu-se o lançamento de vários discos e a presença em diversos espectáculos e tournées. Em 29 de Março de 2001, esteve no The Roxy Theatre, em Hollywood, para um tributo a John Phillips, falecido alguns dias antes.
Paralelamente, iniciou a sua carreira de actriz nos anos 1970, tendo protagonizado cerca de vinte filmes e cinco séries de televisão. Tem tido igualmente várias participações especiais em programas como “Spin City” e “Star Trek: The Next Generation”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...