sábado, 13 de junho de 2015

13 DE JUNHO - AURÉLIA DE SOUSA

EFEMÉRIDE – Maria Aurélia Martins de Sousa, pintora portuguesa, nasceu em Valparaíso no dia 13 de Junho de 1866. Morreu no Porto em 26 de Maio de 1922. Filha de emigrantes portugueses no Brasil e no Chile, mudou-se para Portugal, juntamente com os pais, quando tinha apenas três anos de idade. Passou a habitar na Quinta da China (junto ao rio Douro, no Porto), comprada pelo pai, que veio a falecer em 1874, quando Aurélia tinha apenas oito anos.
Aos dezasseis anos, começou a ter lições de Desenho e Pintura com António da Costa Lima e pintou o seu primeiro auto-retrato. Em 1893, entrou para a Academia de Belas-Artes do Porto, onde foi aluna de João Marques de Oliveira, que muito influenciou a sua obra. Em 1898, mudou-se para Paris, frequentando, na Academia Julian, os cursos de Jean-Paul Laurens e de Jean-Joseph Benjamin-Constant.
Realizou as primeiras exposições e, durante os três anos seguintes, viajou e visitou os museus de Bruxelas, Antuérpia, Berlim, Roma, Florença, Veneza, Madrid e Sevilha. Regressou a Portugal em 1901, desenvolvendo uma intensa actividade como ilustradora e participando regularmente na vida artística portuense. Expunha os seus quadros na Sociedade de Belas-Artes do Porto, na Galeria da Misericórdia e, anualmente, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa.
Morou na Quinta da China durante a última fase da sua vida, tendo falecido com cinquenta e cinco anos.
A obra de Aurélia de Sousa denota influência dos estilos de pintura mais inovadores da sua época. Pintou num estilo naturalista muito pessoal, às vezes com influências realistas, impressionistas e pós-impressionistas.
Entre as suas principais obras, caracterizadas pela força da expressão técnica e artística, encontram-se “Santo António”, “Cabeça de italiano”, “Cena familiar”, “Moinho-Granja", "Porcelanas antigas", "Cristo ressuscitando e a filha de Jairo", "Rio Douro-Areinho” e o seu “Auto-retrato” (1900), uma das obras-primas da pintura portuguesa de todos os tempos.
Parte da sua obra encontra-se hoje no Museu Nacional de Soares dos Reis e na Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, ambos no Porto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...