terça-feira, 23 de junho de 2015

23 DE JUNHO - PETER FALK

EFEMÉRIDEPeter Michael Falk, actor norte-americano, famoso pelo seu papel de detective Columbo na série policial de televisão com o mesmo nome, morreu em Beverly Hills no dia 23 de Junho de 2011. Nascera em Nova Iorque, em 16 de Setembro de 1927.
A sua família era judia, o pai de ascendência russa e a mãe de ascendência polaca, com raízes húngaras e checas. Perdeu o olho direito aos três anos de idade, devido a um tumor maligno, substituindo o órgão por um olho de vidro. Apesar disso, participava em desportos colectivos, principalmente basebol e basquetebol. Estudou na Ossining High School, no Condado de Westchester, Nova Iorque. Depois de terminar os estudos em 1945, tentou ingressar nas Forças Armadas, mas foi rejeitado em virtude do olho de vidro, indo trabalhar na Marinha Mercante, como cozinheiro.
Um ano e meio depois, entrou para o Hamilton College, tendo estudado também na Universidade de Wisconsin. Transferiu-se depois para a New School for Social Research, em Nova Iorque, onde obteve um diploma de bacharel em Literatura e Ciência Política (1951). Viajou então pela Europa e chegou a trabalhar durante seis meses na Jugoslávia. Voltou a Nova Iorque, matriculando-se na Universidade de Syracuse mas, na realidade, ele não sabia bem o que queria fazer com a sua vida. Falk obteve o mestrado em Administração Pública na Escola Maxwell da Universidade de Syracuse, em 1953. Candidatou-se para trabalhar na CIA, mas foi rejeitado. Falk tornou-se um analista de gestão, na Secretaria de Orçamento do Estado de Connecticut.
Aos 29 anos, seguiu cursos de teatro e acabou por abandonar o emprego para se tornar comediante. Fez então os primeiros trabalhos na televisão e no cinema.
Em 1968, para substituir um actor que tinha adoecido, protagonizou um filme de 90 minutos fazendo o papel de um detective altamente qualificado, mas muito distraído. A série “Columbo”, que se seguiu e o celebrizou, estreou oficialmente em 1971 e foi interrompida em 1978, voltando em 1989 com novos episódios até 2003. Com o fim da série, Peter Falk mergulhou numa depressão nervosa, que veio acelerar a doença de Alzheimer, de que já tinha sintomas há alguns anos.
Peter Falk venceu cinco Prémios Emmy, quatro com “Columbo”. Ganhou um Globo de Ouro e foi nomeado duas vezes para os Oscars. Estreara-se na Broadway em 1956, obtendo o sucesso que o levou até Hollywood. Curiosamente, Bing Crosby era o preferido da NBC para o pape de Columbo, mas o veterano actor e cantor recusou fazer o casting, porque tinha uma partida de golfe à mesma hora...
Entre os seus trabalhos mais importantes no cinema, estão filmes do realizador e seu amigo John Cassavetes: “Os maridos” (1970) e “Uma mulher sob influência” (1974), entre outros. Peter Falk tem uma estrela no Walk of Fame, colocada em 2013, a título póstumo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...