quarta-feira, 11 de novembro de 2015

11 DE NOVEMBRO - LUZ CASAL

EFEMÉRIDE – María Luz Casal Paz, cantora espanhola, nasceu em Boimorto (Galiza) no dia 11 de Novembro de 1958. Cresceu nas Astúrias, mas ainda muito jovem foi viver para Madrid.
Luz, como lhe chamam os espanhóis, é uma artista multifacetada e talentosa. Autora, cantora e intérprete, ela passou facilmente dos ritmos rock dos anos 1980 para as baladas intemporais. Descoberta em 1980 como cantora de rock, passou – nos anos seguintes – para doces canções de amor.
Os seus grandes êxitos na década de 1980 foram “Rufino” de Elena Santonja e “Un Nuevo Día Brillará”, versão espanhola de “Duel au Soleil” de Étienne Daho. Colaborou na banda sonora da película “Tacones lejanos”, com a música “Un Año de Amor”. Na década de 1990, cantou temas como “Besaré el suelo” de Carlos Goñi e “Negra Sombra” de Rosalía de Castro.
Tendo por temas recorrentes as relações amorosas, as canções de Luz Casal não têm nada de monótono e algumas são representativas do seu humor e também do seu engajamento cívico, como “Ecos” – um álbum dedicado aos atentados do 11 de Março de 2004 em Madrid.
Simples e calorosa, Luz diz-se «alérgica à arrogância”, mantendo desde sempre uma relação muito forte com o público do seu país e da América do Sul, onde é grande ídolo popular. Ela é, igualmente, muito apreciada na Grécia e em França. Uma curta tournée neste último país, em 2004, levou-a
a célebre sala de espectáculos Olympia.
Em 2007, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito das Belas Artes, que lhe foi outorgada pelo ministério da Educação, da Cultura e dos Desportos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...