terça-feira, 24 de novembro de 2015

24 DE NOVEMBRO - ALFREDO KRAUS

EFEMÉRIDE Alfredo Kraus Trujillo, tenor espanhol de ascendência austríaca por parte do pai, nasceu em Las Palmas no dia 24 de Novembro de 1927. Morreu em Madrid, em 10 de Setembro de 1999.
Grande estilista no reportório italiano e francês, ficou reconhecido pela longevidade da sua carreira (1956/98) e é considerado um dos principais tenores do século XX.
Estudou em Barcelona com Gali Markoff, depois em Valência com Francisco Andres e, finalmente, em Milão com Mercedes Llopart. Iniciou-se em público em 1954 (Madrid), cantando zarzuela, abordando a ópera em Turim em 1956 (“La Traviata”).
Actuou nas mais importantes salas de ópera do mundo, estreando-se na cidade do Cairo – em 1956 – com “Rigoletto” de Verdi. O seu papel mais famoso teria sido o de Werther na ópera “Werther” de Jules Massenet. Nos seus últimos anos de vida, dedicou-se ao ensino.
Cantou a ópera “La Traviata”em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, ao lado de Maria Callas, em Março de 1958. Por curiosidade, refira-se que actuou igualmente no Coliseu de Lisboa, na noite de 24 de Abril de 1974 (véspera da Revolução dos Cravos), contracenando com Joan Sutherland, que actuava pela primeira vez em Portugal.
Em 1981, recebeu a Medalha de Ouro do Mérito das Belas-Artes outorgada pelo Ministério da Educação, da Cultura e dos Desportos. Foi laureado igualmente com o Prémio Príncipe das Astúrias em 1991.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...