domingo, 29 de novembro de 2015

29 DE NOVEMBRO - GONÇALO GUEDES

EFEMÉRIDEGonçalo Manuel Ganchinho Guedes, futebolista português que joga no SL e Benfica, nasceu em Benavente no dia 29 de Novembro de 1996. Ingressou nas camadas jovens do clube em 2005, tendo jogado depois pela equipa de juniores.
Em Abril de 2014, fez a sua estreia profissional na equipa do Benfica B, na Segunda Liga. Ganhou o Prémio de Jogador Revelação Samsung.
Em Outubro de 2014, estreou-se pela equipa principal do Benfica, na terceira fase da Taça de Portugal contra o Sporting Clube da Covilhã Em Janeiro de 2015, fez o primeiro jogo na I Liga em Penafiel, entrando para substituir Lima numa vitória por 3-0.
Em Setembro de 2015, marcou o seu primeiro golo pelo Benfica na vitória de 3-0 contra o FC Paços de Ferreira e também o seu primeiro golo na UEFA Champions League numa vitória sobre o C. Atlético Madrid (1-2). Tornou-se no mais jovem jogador português a marcar um golo na fase de grupos daquela competição.
Foi chamado pela primeira vez à Selecção Nacional de Sub-21 em Outubro de 2015, para os jogos com as congéneres da Hungria e da Grécia, a contar para a fase de apuramento do Europeu da mesma categoria. Na fase final, realizada na Nova Zelândia, alinhou em três jogos.
Foi convocado pela primeira vez para a Selecção Portuguesa de Futebol pelo seleccionador Fernando Santos, para os jogos amigáveis contra a Rússia e o Luxemburgo, em Novembro de 2015.
Foi Vice-Campeão da UEFA Youth League de 2013/14. Foi também o Melhor Jogador do Mês da Segunda Liga, em Outubro e Dezembro de 2014. Do seu palmarés fazem ainda parte, já no escalão principal, a Primeira Liga 2014/15 e a Taça da Liga da mesma época. Um jovem de apenas 19 anos, com um futuro muito promissor à sua frente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...