quarta-feira, 4 de novembro de 2015

4 DE NOVEMBRO - CÉSAR ÉVORA

EFEMÉRIDE César Évora Díaz, premiado actor cubano, nasceu em Havana no dia 4 de Novembro de 1959. Vive no México desde os anos 1990. Apesar de ter trabalhado no cinema, no teatro e na televisão, ele é sobretudo conhecido pelos seus papéis em telenovelas, tanto em Cuba como no México.
Durante a instrução primária, ele já era escolhido para dizer poemas, tendo uma voz muito peculiar. Cresceu ao lado da mãe e de um avô. O pai estava sempre a viajar e, durante 20 anos, só lhe enviava uma carta de seis em seis meses.
Aos 18 anos, já tinha o sonho de se tornar actor. Estudou no entanto Geofísica, para participar na busca de petróleo e de minerais. Um dia, decidiu fazer um casting na televisão, sendo seleccionado entre 500 candidatos. Entrou em várias novelas, logo se tornando muito popular.
Apesar de ter o físico de galã clássico e de se ter formado no Instituto Superior de Arte de Havana, especializando-se em actuação, Évora aspirou durante algum tempo ser realizador de cinema. Frequentou por isso um curso de assistente de direcção e seguiu os primeiros dois anos da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños. No entanto, a sua personalidade e capacidade de actuar foram mais fortes e ele quedou-se pela representação, pelo menos até agora.
Depois de se separar da sua primeira esposa, Inés Mortel, conheceu a sua actual companheira Vivian, com quem teve uma filha. César tem dois filhos do primeiro casamento, que vivem em Cuba, e a filha que vive consigo no México. César Évora adquiriu a cidadania mexicana em 1999.
Até agora, já protagonizou cerca de 30 telenovelas, dez filmes, três peças de teatro e a série televisiva "Día y Noche” (1993/Cuba). É carinhosamente chamado Papasito Évora.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...