terça-feira, 17 de novembro de 2015

17 DE NOVEMBRO - ISABELLE CARO

EFEMÉRIDE - Isabelle Caro, modelo e actriz francesa, morreu em Paris no dia 17 de Novembro de 2010. Nascera em Aubergenville, em 9 de Setembro de 1980.
Isabelle Caro começou a trilhar o caminho da fama em 2007, ao mostrar o seu corpo magro para as câmeras do fotógrafo Oliviero Toscani, no âmbito de uma campanha  promovida pela marca italiana de roupas femininas “Nolita”, como forma de advertir para as consequências da anorexia, de que ela sofria desde os 12 anos e que a levou ao coma em 2006, quando pesava apenas 25 kg e media 1,65.
A aludida campanha gerou muita polémica, por ter sido considerada demasiado explicita e chocante, a ponto de ter sido proibida por um júri italiano. Nesta campanha (“No Anorexia”), ela quis «despertar consciências» sobre uma doença que atinge muitos modelos. «Estas fotos, sem batom nem maquilhagem, não me dão nenhum valor. A mensagem é forte: tenho psoríase, o peito caído, um corpo de velha…» declarou Isabelle, na época.
Ela decidiu, finalmente,  superar a doença. No início de 2010, anunciou que já havia atingido os 42 kg.
Durante a sua curta carreira, protagonizou seis peças de teatro e duas longas-metragens. Escreveu o livro autobiográfico “La petite fille qui ne voulait pas grossir ” (“A rapariga que não queria engordar”). A origem da doença seria o facto de ter tido uma «infância difícil».
Faleceu após uma viagem profissional que fez a Tóquio. A morte foi atribuída a uma pneumonia e depois a um erro de medicação. O pai chegou a apresentar queixa por homicídio involuntário. A mãe suicidou-se menos de dois meses após a perda da filha.   

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...