quarta-feira, 18 de novembro de 2015

18 DE NOVEMBRO - MANUEL ANTÓNIO PINA

EFEMÉRIDE Manuel António Pina, jornalista e escritor português, nasceu no Sabugal em 18 de Novembro de 1943. Morreu no Porto no dia 19 de Outubro de 2012. Foi premiado com o Prémio Camões em 2011.
Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi jornalista do “Jornal de Notícias” durante três décadas, tendo sido também cronista na revista “Notícias Magazine”.
A sua obra incidiu sobretudo na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito igualmente diversas peças de teatro, histórias de ficção e crónicas. Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão e, também, gravadas em disco.
Alguns dos livros de Manuel António Pina foram editados noutros países, como: França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
Em Junho de 2005, foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Faleceu no Hospital de Santo António no Porto.
Além do já referido Prémio Camões, recebeu numerosos galardões, de que se salientam: Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (1978); Prémio Gulbenkian 1986/1987; Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude (1988): Prémio Nacional de Crónica Press Club/Clube de Jornalistas (1993); Prémio de Crítica da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários (2002); Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa; Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2005); e Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância (2010).  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...