sexta-feira, 11 de novembro de 2016

11 DE NOVEMBRO - ÁGATA

EFEMÉRIDEÁgata, de seu verdadeiro nome Maria Fernanda Pereira de Sousa, cantora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 11 de Novembro de 1959.
Em 1975, foi lançado o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “Heróis Trabalhadores”. Neste mesmo ano, entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional, onde frequentou o curso de Música e Arte.
Em 1976, gravou “Já não estou sozinha”. Percorreu o país ao lado de nomes populares da canção portuguesa de então, como António Calvário, Tony de Matos, Maria de Lourdes Resende e Fernando Farinha, entre muitos outros.
Com apenas 17 anos, integrou o grupo das Cocktail, com quem gravou vários discos. Conjuntamente com Tozé Brito, emprestou a sua voz ao tema da série “Abelha Maia” (1978). Participou nas séries televisivas “Frou Frou” e “Espelho dos Acácios” da RTP.
Em 1979, gravou o tema “Caso Meu” da telenovela brasileira “Dona Xepa” e interpretou em dueto com Art Sullivan a canção “L'amour à la Française”.
Participou no Festival RTP da Canção em 1982, com o tema “Vai mas Vem”, que lhe valeu o Prémio de Revelação do Ano. O grupo Cocktail desfez-se em 1984. Fez espectáculos de Verão com as Doce, onde permaneceu até à extinção do grupo.
Passou a usar o nome artístico Ágata. Em 1986, foi editado o singleQuentinha e boa” e, cerca de um ano depois, “Amor Latino”, seguindo-se “Louca por ti”.
Mudou de editora e gravou o álbum “Perfume de Mulher”, com o qual atingiu um disco de platina e que se manteve 52 semanas no Top do Made In Portugal.
Em 1995, seguiram-se mais alguns sucessos como “Maldito Amor”, “Tudo foi por ciúme”, “Mãe Solteira”, “Foi Contigo” e “Desgostos de Amor”. Este ano marcou uma nova etapa na sua vida, com uma faceta mais romântica e harmoniosa, com a edição de “Escrito no Céu”, onde se destacam os temas “Comunhão de Bens”, “Não mereço tanta dor” e “Quando as luzes se apagarem”.
Em 1998, iniciou-se um novo capítulo na história e carreira de Ágata, com o nascimento do seu 2º filho, a quem dedicou uma música no álbum desse ano: “De hoje em diante”.
Em 2000, “Sozinha” deu nome a um novo trabalho, cujas letras são bastante actuais, falando de relações acabadas, desilusões e mágoas amorosas, mas que não fogem ao estilo musical da cantora, que prima pela sensibilidade.
Numa retrospectiva da sua carreira, surgiu nos escaparates musicais – em 2001 – o álbum “20 anos”, uma compilação com os temas que fizeram sucesso na voz de Ágata, mas onde se incluíram 4 temas inéditos.
Em 2002, foi protagonista do programa “O Meu Nome é Ágata” na SIC, onde deu a conhecer ao público novas facetas do seu dia-a-dia. Em 2004, apresentou um álbum duplo (“O Meu Pequeno Fado”), com a particularidade dos dois CD serem gravados e produzidos em estúdios diferentes.
Após vários discos, apresentou – em 2007 – o álbum “Anos Luz”, com êxitos desde “Juro e Jurarei” até “Anjinhos Inocentes”, tema que dedicou às crianças desaparecidas em Portugal.
Em 2009, publicou o álbum “Promessas”, que inclui um dueto com Vítor Espadinha (“Promessas, promessas”), tema que lhe rendeu um prémio. Em 2010, decidiu – juntamente com a sua editora – reeditar as canções que foram marcos na sua carreira.
Em 2011, com “Ainda Te Amo”, Ágata demonstrou que conseguia ainda surpreender. Após tantos anos de sucessos consecutivos, este trabalho veio reafirmar o seu nome na música ligeira portuguesa.
Em 2014, para comemorar os quarenta anos de carreira, foi lançado um DVD gravado ao vivo no Porto. O seu último trabalho, editado no início de 2016, foi “As Minhas Canções”. Em breve, vai começar a preparar um novo disco a lançar em 2017.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...