quarta-feira, 23 de novembro de 2016

23 DE NOVEMBRO - VLADISLAV VOLKOV

EFEMÉRIDEVladislav Nikolayevich Volkov, cosmonauta soviético, nasceu em Moscovo no dia 23 de Novembro de 1935. Morreu durante a reentrada na atmosfera terrestre da Soyuz 11, em 30 de Junho de 1971.
Formado pelo Instituto da Força Aérea de Moscovo, como engenheiro de aviação (1959), trabalhou na equipa de design e desenvolvimento das naves espaciais Vostok e Voskhod, antes de ser seleccionado para o grupo de cosmonautas do programa espacial soviético (1966).
Volkov foi ao espaço pela primeira vez em Outubro de 1969, integrando a tripulação da Soyuz 7, numa missão que tentou sem sucesso o acoplamento com a Soyuz 8.
Em 1971, fez parte da fatídica missão Soyuz 11. Após uma permanência de 23 dias a bordo da Salyut 1 (a primeira estação espacial colocada em órbita), no regresso à Terra, após uma reentrada normal e uma aterragem automática, a cápsula foi aberta e a tripulação foi encontrada morta. Foi descoberto que uma válvula defeituosa se abrira quando a nave saiu da órbita, o que tinha provocado a despressurização da nave e a asfixia dos três astronautas.
Volkov foi condecorado duas vezes como Herói da União Soviética (em Outubro de 1969 e, postumamente, em Junho de 1971). Recebeu igualmente a Ordem de Lenine.
A cratera Volkov, na Lua, foi assim baptizada em sua homenagem. Vladislav Volkov foi sepultado na Praça Vermelha (nos muros do Kremlin) em Moscovo, e uma rua da capital russa tem também o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...