domingo, 13 de novembro de 2016

13 DE NOVEMBRO - PEDRO PINHEIRO

EFEMÉRIDE – Joaquim José Pedro Silva Pinheiro, actor português, morreu em Lisboa no dia 13 de Novembro de 2008, vítima de cancro. Nascera em Abrigada, Alenquer, em 27 de Novembro de 1939. Tornou-se mais conhecido ao entrar na famosa série de comédia “Malucos do Riso”.
Pedro Pinheiro começou a interessar-se, desde criança, pelo teatro e pelo cinema. Estreou-se em 1963 no Teatro da Trindade, com “O Mercador de Veneza” de Shakespeare. Veio a participar em inúmeras peças de teatro e a trabalhar na rádio, no cinema e na televisão, sendo autor de milhares de anedotas usadas na série “Malucos do Riso”. Em 2008, ano do seu falecimento, completou 45 de anos de carreira.
Foi nos últimos anos de vida que começou a alcançar maior sucesso e fama, mas o seu trabalho foi sempre bem recebido e aplaudido pelo público. Além de entrar em várias séries e novelas, da TVI, da SIC e da RTP, Pedro Pinheiro protagonizou filmes como “O Passado do Presente” de Manoel de Oliveira, “A vida é bela” de Luís Galvão Teles e “Amália” de Carlos Coelho da Silva. Participou também em várias dobragens de desenhos animados.
Recebeu o Grande Prémio de Teatro Português 2000, pela peça de sua autoria “Encontro com Rita Hayworth”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...