segunda-feira, 7 de novembro de 2016

7 DE NOVEMBRO - PANCHO GUEDES

EFEMÉRIDEPancho Guedes, de seu verdadeiro nome Amâncio de Alpoim de Miranda Guedes, arquitecto, escultor, pintor e professor português, morreu em Lisboa no dia 7 de Novembro de 2015. Nascera na mesma cidade em 13 de Maio de 1925. Sua mãe era de ascendência espanhola.
Estudou em São Tomé e Príncipe, Guiné, Lisboa, Lourenço Marques (actual Maputo), Joanesburgo e Porto. Foi o primeiro nome português a ser conhecido internacionalmente na arquitectura e o único arquitecto com menção na primeira edição do livro de Charles Jencksv “Modern Movements in Architecture”, publicado em 1973.
Foi convidado para Head of Architecture no departamento de arquitectura da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, onde esteve desde 1975 até à sua reforma em 1990.
A inspiração que ele proporcionava aos outros artistas está bem reflectida nos quatro painéis que Pancho encomendou a Esther Mahlangu e que depois pendurou nos corredores da universidade, ao lado de modelos neoclássicos e colunas renascentistas peculiares.
Pancho Guedes recebeu dois doutoramentos honoris causa, pela Universidade de Pretória e pela Universidade de Witwatersrand.
Desde 1990, leccionou em Lisboa, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e na Universidade Lusófona.
É autor do Casal dos Olhos, em Eugaria, nos arredores de Sintra, conhecido como “a casa de Pancho Guedes”. Grande parte da sua obra construída encontra-se em Moçambique e data das décadas de 1950 a 1970. Tem também obra construída na África do Sul e noutros países africanos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...