quinta-feira, 20 de abril de 2017

20 DE ABRIL - ROSA DE LIMA

EFEMÉRIDERosa de Lima, mística da Ordem Terceira Dominicana canonizada pelo Papa Clemente X em 1671, nasceu em Lima no dia 20 de Abril de 1586. Morreu igualmente na capital peruana em 30 de Agosto de 1617. Foi a primeira santa das Américas e é padroeira do Peru e da América Latina.
O seu nome de baptismo era Isabel Flores y Oliva, mas a sua extraordinária beleza motivou a mudança do nome de Isabel para Rosa.
O pai era espanhol e a mãe peruana. Tinha dez irmãos. Aos 4 anos (1590), já saberia ler sem nunca ter aprendido. Os pais (antes, ricos) empobreceram devido ao insucesso numa empresa de mineração. Rosa cresceu na pobreza, trabalhando na terra e na costura até altas horas da noite, para ajudar no sustento da família. Cultivava também rosas no seu próprio jardim e vendia-as no mercado. Diz-se que tocava viola e harpa e que tinha uma voz doce e melodiosa. Além de muito bela, Rosa era tida como a moça mais virtuosa e prendada de Lima.
Foi pretendida pelos jovens mais ricos e distintos de Lima e arredores, mas a todos rejeitou, «por amar a Cristo como esposo». Em idade de casar, fez o voto de castidade e tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana (1606), após lutar contra o desejo contrário dos pais.
Construiu uma cela estreita e pobre no fundo do quintal da casa dos pais e começou a levar uma vida religiosa, penitenciando o corpo com jejuns e cilícios dolorosos. Foi extremamente bondosa e caridosa para com todos, especialmente para com os índios, negros, crianças abandonadas e idosos, aos quais prestava os serviços mais humildes em caso de doença.
Segundo relatos dos seus biógrafos e dos amigos que a acompanharam, entre os quais o seu confessor, «pela sua piedade e devoção, Rosa recebeu de Deus o dom dos milagres». Também é afirmado que tinha constantemente junto a si o seu Anjo da Guarda, com quem conversava. Ainda em vida, foram-lhe atribuídos muitos favores, milagres de curas, conversões, propiciação de chuvas e até mesmo o impedimento da invasão de Lima pelos piratas holandeses em 1615.
Apesar de agraciada com experiências místicas fora do comum, nunca lhe faltou a “cruz”: sofrimentos provindos de duras incompreensões e perseguições. Nos últimos anos de vida, teve também sofrimentos físicos e dores agudas devidas à prolongada doença que a levou à morte, aos 31 anos de idade.
As suas últimas palavras foram «Jesus está comigo!». O seu túmulo tornou-se palco de milagres, assim como os lugares onde viveu e trabalhou pela causa da Igreja. Conta-se que o Papa Clemente hesitava em elevá-la aos altares, mas foi convencido após presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosa que caiu sobre si, vinda do céu, e que ele atribuiu a Rosa de Lima.
Perto de Lisboa, em Belas, existe o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus Casa de Saúde de Santa Rosa de Lima

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...