quinta-feira, 6 de abril de 2017

6 DE ABRIL - MERLE HAGGARD

EFEMÉRIDEMerle Ronald Haggard, cantor, guitarrista e compositor norte-americano, nasceu em Bakersfield no dia 6 de Abril de 1937. Morreu em Palo Cedro, em 6 de Abril de 2016, precisamente no dia do seu 79º aniversário.
Os pais partiram de Oklahoma durante a Grande Depressão. Neste período, uma grande parte da população de Bakersfield era composta de «refugiados económicos» de Oklahoma e dos Estados vizinhos.
Juntamente com Buck Owens, Haggard e a sua banda The Strangers ajudaram a criar o Bakersfield sound, um subgénero da música country caracterizada pelo som de guitarras Fender Telecaster.
A infância de Haggard foi bastante atribulada devido a morte do pai, quando ele tinha 9 anos. Esteve numa casa de correcção e foi preso diversas vezes. Fugiu de um centro de detenção. Foi apanhado e enviado para a Preston School of Industry, uma escola/prisão. Quinze meses depois, foi detido por ter batido num rapaz durante um assalto.
O irmão mais velho oferecera-lhe uma guitarra e contribuiu assim para a sua regeneração. Merle Haggard lançou-se numa carreira musical de sucesso, ganhando popularidade com as suas canções.
Sendo porém confrontado de novo com falta de dinheiro, voltou a ser preso por roubo em 1957. Foi enviado para a famosa prisão de San Quentin. O músico Johnny Cash veio à localidade dar um concerto. Vendo Cash actuar, Merle decidiu regenerar-se definitivamente e retomar a carreira de músico. Recomeçou os estudos e trabalhou numa fábrica de têxteis afecta à prisão. Passou a tocar e a cantar no grupo musical do estabelecimento prisional e foi libertado em 1960, beneficiando de uma amnistia do governador Ronald Reagan.
Entre os anos 1960 e 1980, teve 38 canções “Número Um” em diversas listas de Canções Mais Tocadas.
Recebeu muitas honrarias e prémios pelas suas músicas, incluindo o Prémio Kennedy (2010), o Grammy Lifetime Achievement Award (2006) e o BMI Award (2006). Faleceu, vítima de pneumonia, no seu rancho no norte da Califórnia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...