terça-feira, 4 de abril de 2017

4 DE ABRIL - FRANCISCO MARTO

EFEMÉRIDEFrancisco de Jesus Marto, um dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, morreu em Ourém no dia 4 de Abril de 1919. Nascera em Fátima, em 11 de Junho de 1908.  
Francisco era uma criança típica do Portugal rural da época. Como não era obrigatório, não frequentava a escola e trabalhava como pastor em conjunto com a sua irmã Jacinta e a prima Lúcia. Após os eventos que viriam a ser conhecidos como as “aparições de Fátima”, Francisco ingressou no ensino primário, mas acabou por deixar de assistir às aulas.
De acordo com as memórias de Lúcia, Francisco era um rapaz muito dado, mas calmo. Gostava de música, mostrando habilidade para tocar pífaro. Sendo muito independente nas opiniões, era – no entanto – pacificador e mostrava-se muito respeitoso pelas pessoas. Os animais não escapavam à sua caridade.
Na sequência das aparições, o comportamento dos dois irmãos alterou-se e, desde então, Francisco passou a preferir rezar sozinho. Marcado pelas palavras de Nossa Senhora para «que não ofendam mais a Deus», ele procurava a solidão «para consolar Jesus pelos pecados do mundo».
As três crianças, particularmente Francisco, tinham o costume de praticar mortificações, mas Nossa Senhora, numa das suas aparições, pedira moderação. Contudo, como penitência, Francisco deixou de ir à escola e escondia-se para fazer reparação pelos pecadores.
É possível que os prolongados jejuns a que se submetia o tenham enfraquecido, a ponto de sucumbir à epidemia gerada pela gripe espanhola que assolou a Europa em 1918, depois da Primeira Guerra Mundial. Faleceu em sua casa, antes de completar onze anos de idade.
Francisco e a irmã foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000. O Papa Bento XVI visitou Fátima dez anos depois. A sua canonização, que foi anunciada pela Santa Sé em 23 de Março de 2017, depois do reconhecimento de um milagre obtido por sua intercessão, poderá ser celebrada em 13 de Maio próximo, quando da visita a Fátima do Papa Francisco por ocasião do centenário das aparições. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...