sábado, 1 de abril de 2017

1 DE ABRIL - SAMUEL DELANY

EFEMÉRDESamuel Ray Delany Junior, professor, crítico literário e escritor de ficção científica afro-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 1 de Abril de 1942.
Nasceu numa família da burguesia negra de Harlem. O pai era proprietário de uma empresa funerária. Samuel casou aos 18 anos com a poetisa Marilyn Hacker, que tinha a mesma idade. Tiveram uma fila e divorciaram-se em 1979.
Escreveu o seu primeiro romance aos 20 anos. Em breve, os seus trabalhos passaram a ser aclamados pela crítica, incluindo os romances “Babel-17” e “The Einstein Intersection” (vencedores do Prémio Nebula de 1966 e 1967, respectivamente), “Hogg”, “Dhalgren” e a série “The Return to Nevèrÿon”.
Desde 1977, publicou também ensaios sobre ficção científica, como “The Jewel-Hinged Jaw”. Em 1988, tornou-se titular de uma cadeira de Literatura Comparada na Universidade de Massachusetts.
Depois de ganhar quatro Prémios Nebula e dois Prémios Hugo ao longo da sua carreira, Delany teve direito a entrar no Science Fiction and Fantasy Hall of Fame em 2002.
De Janeiro de 2001 a Maio de 2015, leccionou Inglês e Escrita Criativa na Universidade Temple de Filadélfia. É largamente reconhecido no mundo académico como crítico literário.
O Science Fiction and Fantasy Writers of America nomeou-o em 2013, como o 30º SFWA Grand Master.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...