domingo, 30 de abril de 2017

30 DE ABRIL - JOHN BOYNE

EFEMÉRIDEJohn Boyne, escritor irlandês, nasceu em Dublin no dia 30 de Abril de 1971.
Estudou Língua Inglesa no Trinity College e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o Prémio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou numa livraria dos 25 aos 32 anos.
Os seus romances foram já traduzidos em 51 idiomas. “The Boy in the Striped Pyjamas” (“O Menino do Pijama às Riscas”, em Portugal) foi um best-seller em Nova Iorque e teve uma adaptação anglo-americana para o cinema em 2007/08. O livro foi vendido em seis milhões de exemplares em todo o mundo.
Publicou até agora dez romances para adultos e cinco para jovens. Tem igualmente muitos contos incluídos em antologias e também transmitidos pela rádio e televisão. É ainda crítico literário no “The Irish Times” e fez parte do júri de três prestigiados prémios literários.
Em 2012, recebeu o Hennessy littéraire Hall of Fame Award pelo conjunto da sua obra. Tem conquistado vários prémios, incluindo no estrangeiro (Espanha e Alemanha). Em 2015, foi agraciado com um doutoramento honoris causa pela Universidade de East Anglia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...