quarta-feira, 26 de abril de 2017

26 DE ABRIL - GYULA KOSICE

EFEMÉRIDEGyula Kosice, escultor, poeta e teórico checoslovaco naturalizado argentino, considerado um dos pioneiros da arte cinética, nasceu em Kosice no dia 26 de Abril de 1924. Morreu em Buenos Aires, em 25 de Maio de 2016.
Em 1928, os pais emigraram para a Argentina, onde se instalaram e o baptizaram com o nome de Fernando Fallik.
Gyula Kosice utilizava o nome da sua cidade natal como nome artístico. Foi um dos iniciadores da arte não figurativa na América Latina. A sua obra “Röyi” (1944) foi a primeira escultura articulável com a participação do público, no continente americano. Utilizou – pela primeira vez a nível mundial – o gás néon e água como elementos constitutivos das suas obras artísticas. A luz e o movimento também estão presentes nos seus trabalhos.
Em 1946, juntamente com Carmelo Arden Quin, fundou o movimento artístico MADI.
Em 1947, fez a sua primeira exposição individual no Bohemien Club, nas Galerias Pacífico em Buenos Aires. Esta foi a primeira exposição de arte abstracta na América Latina.
Em 1961, realizou uma exposição no Stedelijk Museum de Amesterdão e outra, em 1967, no âmbito da Exposição Kunst-Licht-Kunst no Van Abbemuseum, em Eindhoven.
Fez mais de 40 exposições próprias e 500 exposições colectivas em todo o mundo, tendo criado também monumentos para espaços abertos em vários países. Em 2005, transformou o seu estúdio e a sua loja num museu. Faleceu aos 92 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...