quinta-feira, 1 de outubro de 2020

1 DE OUTUBRO - PETER BLAKE


EFEMÉRIDE
- Peter James Blake, velejador oceânico neozelandês, nasceu em Auckland no dia 1 de Outubro de 1948. Morreu em Macapá, em 5 de Dezembro de 2001.

Venceu, com a sua tripulação, as cinco primeiras edições da Whitbread, corrida à volta do Mundo, hoje chamada Volvo Ocean Race.

Em 1994, conquistou o troféu Júlio Verne e, em 1995, liderou a equipa da Nova Zelândia no seu primeiro triunfo histórico na Taça da América, voltando a ganhar esta competição em 2000. Foi enobrecido pela rainha da Inglaterra.

Em 1996, passou a fazer parte do Américas Cup Hall OF FAME. A bordo do catamaran “Enza New Zealand”, obteve um record peto de 75 dias a navegar.

Sir Peter Blake, com 53 anos, tinha-se retirado das corridas náuticas e dedicava-se a estudos experimentais no mar.

Foi assassinado em Macapá, no Brasil, quando uma quadrilha de gatunos invadiu o seu veleiro para roubar objectos e dinheiro, e mataram o velejador, que tinha reagido ao assalto. Dois membros da tripulação ficaram feridos. Os ladrões, apanhados posteriormente, foram condenados a 32 anos de prisão.

A título póstumo, Peter Blake foi condecorado, em 2002, com a Ordem Olímpica, concedida pelo Comité Olímpico Internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...