quinta-feira, 15 de outubro de 2020

15 DE OUTUBRO - TIÃO CARREIRO

EFEMÉRIDE - Tião Carreiro, de seu nome José Dias Nunes, cantor e instrumentista brasileiro de música sertaneja de raiz, que influenciou muitos duetos com o seu estilo, morreu em São Paulo no dia 15 de Outubro de 1993. Nascera em Monte Azul, em 13 de Dezembro de 1934.

Carreiro foi o precursor do “Pagode”, ritmo que criou com base na viola e no seu ponteado. As letras do seu pagode contemplam a magia da vida na roça e na labuta caipira.

José Dias Nunes trabalhava como garçom no restaurante do Hotel do Manoel Padeiro, onde - nas horas vagas - cantava músicas populares e sambas da época. Aos domingos, participava no programa “Assim canta o sertão”, da rádio transmissora de Valparaíso, em São Paulo. Formou dueto com o primo Valdomiro e apresentavam-se no circo Giglio, com os nomes de Zezinho e Lenço Verde. Também formou outros duetos: Palmeirinha e Coqueirinho, Palmeirinha e Tietezinho e Zé Mineiro e Tietezinho.

O proprietário do circo, onde José Dias tocava na época, disse-lhe que «um dueto tinha que tocar viola, e ele tocava violão». No mesmo ano, na cidade de Araçatuba, no interior de São Paulo, apresentaram Tonico e Tinoco. Enquanto Tinoco descansava no hotel, antes do show, José Dias pegou na viola deixada no circo pela dupla Coração do Brasil, decorou a afinação e começou a aperfeiçoar-se com aquele instrumento, que marcara aliás a sua infância e que o faria imortal. Logo em seguida, ganhou uma violinha de presente, pintada à mão pelo pintor Romeu de Araçatuba.

A partir daí, inspirando-se num dos melhores violeiros da época, Florêncio, da dupla Torres e Florêncio, foi seguindo em frente, trilhando o seu caminho.

José Dias conheceu Pardinho, o seu principal companheiro, no circo Rapa Rapa, na cidade de Pirajuí. Pardinho era ajudante braçal e cantava nas horas de folga. Passaram a cantar juntos com os nomes de Zé Mineiro e Pardinho. Dois anos depois, a convite de Carreirinho, mudaram-se para São Paulo (Maio de 1956).

Tião Carreiro foi o inventor do ritmo Pagode de viola. O seu primeiro pagode foi a música “Pagode em Brasília”, feita em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. O Pagode de viola foi um dos principais pilares do sucesso de Tião Carreiro, em todos os duetos da sua carreira.

A própria família foi apanhada de surpresa, quando Tião anunciou o “problema”, apenas alguns dias antes do seu transplante de rim.  Faleceu pouco tempo depois, aos 58 anos de idade. Tião também tinha complicações da diabetes. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...