domingo, 11 de outubro de 2020

11 DE OUTUBRO - ELMORE LEONARD

EFEMÉRIDE - Elmore John Leonard Jr., escritor e cenarista norte-americano, nasceu em New Orleans no dia 11 de Outubro de 1925. Morreu em Detroit, em 20 de Agosto de 2013.

O pai trabalhava na Gneral Motors e tinha a seu cargo encontrar locais para implantar as suas fábricas, o que implicava numerosas mudanças de residência para a família Leonard. Assim, em 1934, instalaram-se em Detroit.

Nesta época, dois acontecimentos tiveram lugar e influenciaram Elmore nos seus futuros livros: os gangsters Bonnie e Clyde apareciam nas primeiras páginas dos jornais, assim como a equipa de basebol dos Tigres de Detroit.

No princípio dos anos 1930, Bonnie e Clyde eram conhecidos pela sua loucura assassina, sendo abatidos em Maio de 1934. Pelo seu lado, os Tigres de Detroit classificaram-se para os Mundiais do mesmo ano.  Leonard começou a ter um certo fascínio pelos desportos e pelas armas.

Diplomou-se na University of Detroit Jesuit High School, em 1943.

As suas primeiras novelas, publicadas nos anos 1950, eram do género western, mas viria a especializar-se em romances policiais e thrillers, muitos dos quais foram adaptados para o cinema.

Entre alguns dos seus trabalhos mais conhecidos, estão “Get Shorty”, “Out of Sight”, “Hombre”, “Mr. Majestyk” e “Rum Punch”, este último adaptado ao cinema por Quentin Tarantino, como “Jackie Brown”. Alguns outros dos seus livros também se tornaram filmes, como “Three-Ten to Yuma” e “The Tall T”.  “Justified” foi série de televisão exibida no canal FX.

Viveu os seus últimos anos em Oakland, no Michigan. Foi laureado, em 2012, com o National Book Award pelo conjunto das suas obras. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...