Fez os primeiros estudos, ao lado
das irmãs, na Escola de Miss Shandor, na Park Avenue. Depois, prosseguiu
numa escola particular, em Mamaroneck, e posteriormente a mãe trouxe-a à
Europa, matriculando-a numa escola para raparigas. Constance também frequentou
a Escola Feminina de Aperfeiçoamento de Mme. Balsam, em Paris.
Constance iniciou-se no cinema
quando, em 1920, o pai encaixou a filha e algumas amigas dela como “extras”, em
comédias curtas, sem retribuição.
Em 1922, Ralph Ince ofereceu-lhe
uma “ponta” no filme “Reckless Youth” (“Descuidada Mocidade”),
cujo desempenho lhe valeu outro papel, em “Evidence” (“Romance de Uma
Actriz”). Ainda em 1922, o realizador Roy William Neill colocou-a no filme
“What’s Wrong With the Women?” (“O Erro das Mulheres”), filme em
que teve a sua actuação muito elogiada pela crítica.
Após um teste cinematográfico
para Samuel Goldwyn, estreou-se em Hollywood com o filme “Cytherea”,
baseado na obra de Joseph Hergesheimer, ao lado de Irene Rich. O filme tinha
duas sequências a cores e fez sucesso, assim como o desempenho de Constance. Em
seguida, porém, regressou a Nova Iorque, onde fez a série “Into the Net”
(“Nas Malhas de Lei”), da Pathé, conhecendo então Philip Morgan
F. Plant, dono de companhias de caminhos-de-ferro, navegação, hotelaria e
minérios, com o qual iniciou um romance.
Constance voltou a Hollywood e,
em 1925, fez 8 filmes, entre os quais “Sally, Irene and Mary” (“Sally,
Irene e Mary”), para a MGM, ao lado de Joan Crawford e Sally O’Neil.
Esse filme rendeu-lhe um contrato de 7 anos com Louis B. Mayer, porém com a
cláusula de poder fazer filmes para outras companhias esporadicamente. Nessa
época, fez o filme “The Pinch Hitter” (“Comigo é Assim”), que foi
um fracasso junto da crítica.
Após ter morado durante 4 anos na
Europa, voltou aos EUA, tornando a fazer contrato com a Pathé, dessa vez
já com o início do cinema sonoro, com a possibilidade de trabalhar para outras
companhias nas suas férias de dez semanas. O seu primeiro filme falado foi “That
Thing Called Love”, em 1929, dirigido por Paul Stein. Em 1930, fez 5
filmes: dois para a Pathé, dois para a Warner Bros e um para a Fox.
Após a Pathé ter sido absorvida pela RKO Pictures, fez para a
companhia mais dois filmes, além de um outro para a MGM e outro para a Warner,
“Bought” (“Comprada!”).
A fama chegou-lhe através de
David O. Selznick, que lhe confiou o principal papel no filme “What Price
Hollywood” (“Hollywood”), sob a direcção de George Cukor. Depois,
fez diversos filmes, entre os quais “After Tonight” (“A Espiã Russa”),
ao lado de Gilbert Roland, seu futuro marido. Não satisfeita com os filmes e guiões
oferecidos, retirou-se para a Inglaterra durante 2 anos, com o então marido
Marquês de La Coudraye, fazendo - em 1936 - o filme “Everything is Thunder”
(“Prisioneiro de Guerra”). Voltou aos EUA sem o marido, de quem se
divorciaria em 1940.
Trabalhou depois com Darryl F.
Zanuck em “Ladies in Love” (“Mulheres Enamoradas”), ao lado de
Janet Gaynor, Loretta Young e Simone Simon, e com Hal Roach em “Topper”
(“A Dupla do outro Mundo”), ao lado de Cary Grant, um dos seus filmes
mais conhecidos. O sucesso do filme foi tão grande, que teve uma sequência, “Topper
Takes a Trip” (“Marido Mal-Assombrado”).
Entre 1939 e 1953, fez mais 17
filmes para várias companhias, inclusive Monogram e Republic.
Alguns filmes destacaram-se, como “Two-Faced Woman” (“Duas Vezes Meu”),
despedida de Greta Garbo dos ecrãs, e “Bill Hickok Rides” (“Tropel de
Bárbaros”), um western.
Em 1964, o produtor Ross Hunter
ofereceu-lhe um papel secundária em “Madame X”, ao lado de Lana Turner.
“Madame X”, o seria seu último filme, foi lançado em Fevereiro de 1966,
depois da sua morte.
Entre 1939 e 19587, também actuou
em algumas peças de teatro. Em 1945, iniciou um programa de rádio, no qual fazia
sugestões de moda, falava de mexericos da Broadway e fazia entrevistas. Montou
uma empresa de cosméticos, que posteriormente vendeu.
Foi casada cinco vezes. Faleceu aos 60 anos, após infarto do miocárdio e posterior AVC. Foi sepultada no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington.
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